Pular para o conteúdo

EDUCAÇÃO GRATUITA
Quase 40 mil alunos passaram pela Escola do Legislativo em 2022

A Escolegis (Escola do Legislativo) atendeu neste ano 39.180 alunos em 22 cursos presenciais e 71 na modalidade EaD (Educação a Distância). Entre eles, estão os preparatórios para concursos públicos, Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibular, que atraíram uma expressiva quantidade de alunos, cada turma com mais de cem participantes.

Na plataforma on-line, foram 95 turmas de informática, 83 de espanhol, 70 de inglês, 16 de auxiliar de Recursos Humanos, seguidos de atendimento ao público e auxiliar administrativo, com 14 turmas cada curso.

Na modalidade presencial, entre os mais procurados estão os preparatórios para concurso e vestibular, alcançando entre 100 e 130 inscritos. Na sequência, vêm os cursos de atendente de farmácia, técnicas em vendas, operador de caixa, auxiliar administrativo, todos com 40 alunos. Houve ainda qualificação para bartender, marketing de redes sociais, recreação infantil, artesanato, técnicas de organização doméstica e oficinas de doces.

Para a presidente da Escolegis no último biênio, deputada Catarina Guerra (União), a instituição participou efetivamente da construção do sonho das pessoas da capital e interior, seja na modalidade EaD, que veio para ficar, ou na retomada dos cursos presenciais.

 

“Nesta época de fim de ano, foi um sucesso. A Escolegis deu oportunidade para que elas sejam inseridas no mercado de trabalho e busquem uma renda extra. A escola tem aproximado a população dos sonhos. Atendemos quase 40 mil alunos”, lembrou a parlamentar.

 

 

Ela destacou o papel da instituição educacional na melhora da qualidade de vida das pessoas.

“Os preparatórios para concursos foram campeões de presença e de participação em razão do anseio e da expectativa, que às vezes perdura por anos, aguardando um concurso público. Então, a gente encerra 2022 com um saldo muito positivo e com o planejamento e ações já traçados para 2023, para que a população possa sempre receber esse apoio da Assembleia Legislativa por meio da Escolegis”, reforçou Catarina.

A professora de Língua Portuguesa Adineia Viriato avaliou o ano de 2022 como produtivo tanto para o aluno quanto para os professores.

“Tivemos alunos tanto fazendo preparatório para concursos quanto o ‘Reforçar’, cujo conteúdo foi adaptado para atender a todos. O projeto, voltado para alunos de 15 a 17 anos que precisavam recuperar o ensino básico de Língua Portuguesa, para compensar o déficit que ficou em razão da pandemia, foi um sucesso”, disse.

 

As turmas lotadas dos preparatórios são resultado do aumento da busca e do anseio das pessoas para elevar o conhecimento e ter uma vida melhor. “Neste último, temos, em média, 80 alunos na sala. Espero que no ano que vem a Escolegis venha com força total, com muito mais cursos, e que o projeto não pare, porque dá às pessoas a oportunidade e condições de se preparar para a vida profissional e acadêmica. Ter esse retorno de alunos que passaram em concurso muito me alegra, porque a nossa finalidade como professor é que eles se deem bem”, ressaltou.

A dona de casa Eurivan Barros, 58 anos, é uma das quase 40 mil alunas que passaram pela Escolegis neste ano. O contato com os professores e colegas de sala renovou os sentimentos dela com relação ao estudo.

“Estava me sentindo enferrujada. Fui obrigada a ficar oito anos em casa porque tive problemas de saúde e na família. Apareceu essa oportunidade, arregacei as mangas, me apaixonei e quero continuar estudando”, contou.

 

O entusiasmo foi tanto que dona Eurivan não mediu esforços para acumular conhecimento, se inscrevendo na maior quantidade de cursos possível. “Saía de casa às 13h30 para chegar à Escolegis às 14h, e ficava até as 22h. Fiz quatro cursos nesse período. Eu convido e indico às pessoas que participem, porque é muito bom”, endossou.

Por mais que se tenha uma profissão, ressalta a aluna, é necessário se qualificar porque tudo está em processo de evolução. “Sei que esses cursos vão me ajudar muito. Parabenizo a iniciativa. Tenho várias colegas que gostaram, e até já combinamos de voltar para a sala de aula em janeiro. Quero agora fazer uma faculdade. Não podemos nunca desistir dos sonhos. Temos sempre que levantar, sacudir a poeira e seguir em frente”, aconselhou.

Texto: Marilena Freitas

Foto: Eduardo Andrade/ Jader Souza/ Marley Lima

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas