Pular para o conteúdo

RETORNO ÀS AULAS
Procon Assembleia faz levantamento de preços de itens escolares para orientar consumidor

Com a proximidade do retorno às aulas, o Procon da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) iniciou, nesta terça-feira (10), pesquisa de preços dos principais itens que compõem o material escolar dos estudantes, com o intuito de auxiliar as famílias roraimenses na escolha dos locais com os valores mais em conta.

Ao todo, são 29 produtos pesquisados em 11 estabelecimentos comerciais de Boa Vista. Caderno, lápis, caneta, borracha, régua, compasso, tesoura, mochila, pasta plástica, cola e calculadora são alguns dos itens que fazem parte do levantamento.

A diretora do Procon da ALE-RR, Mileide Sobral, relata que a ação é uma forma de mostrar a relevância da pesquisa de preços para a economia no bolso do consumidor.

“Neste ano, temos uma variação grande de preços se compararmos aos anos anteriores. Por isso, a pesquisa do Procon pretende divulgar a diversidade de valores dos produtos, com o objetivo de ajudar o consumidor não só na garantia de melhores preços, mas também em observações nas formas de pagamentos, nos descontos aplicados e na análise das melhores ofertas”, argumentou Sobral.

A professora Maria Sebastiana Azevedo pesquisa preços do material escolar da filha, que vai cursar o sexto ano do ensino fundamental. Ela acredita que a iniciativa do Procon pode auxiliar na identificação de preços abusivos.

 

 

“Apesar de não ter todos os produtos em algumas lojas, sempre estou pesquisando os preços, indo a vários lugares para ver se sai em conta o material da minha filha. Acredito que a pesquisa ajuda a saber também se há um exagero nos valores, até mesmo para que a gente busque nossos direitos”, frisou a professora.

 

Com a lista na mão, a farmacêutica Daniele Cazoni afirma que percebeu um aumento nos preços do material escolar este ano. “A pesquisa do Procon é bem interessante, porque muitas vezes as escolas exageram e pedem mais itens do que o necessário”, disse.

 

 

A pesquisa completa com a compilação dos preços deve ser divulgada nesta sexta-feira (13) e ficará disponível na página do Procon Assembleia (https://al.rr.leg.br/procon/).

Atendimentos

O Procon Assembleia está localizado no prédio da Superintendência de Programas Especiais, na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. As orientações também são feitas pelo WhatsApp (95) 98401-9465 e pelo endereço https://al.rr.leg.br/procon/.

Inflação e comércio

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o preço do material escolar estava 11% mais caro em dezembro de 2022, se comparado com janeiro do mesmo ano. Entretanto, a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE) estima que esse aumento seja ainda maior e esteja entre 20% e 30% em fevereiro de 2023.

Para tentar amenizar os efeitos inflacionários no bolso dos clientes, Weverton Carlos, vice-diretor de uma empresa de material escolar do Centro de Boa Vista, relata que apostou na negociação do material com os fornecedores.

“Aqui na empresa, gostamos de trabalhar com grande volume de produtos que adquirimos com as fábricas, pois o preço reduz bastante. Com isso, a gente atrai os nossos clientes com os descontos que conseguimos com os fornecedores”, salientou Carlos.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas