TROCA DE EXPERIÊNCIAS
Servidoras mostram funcionamento e estrutura de setores da ALE-RR a colegas da Câmara de Boa Vista

O funcionamento e a estrutura da Superintendência de Comunicação e da Diretoria de Cerimonial da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) foram apresentados a servidores da Câmara Municipal de Boa Vista. A visita técnica ocorreu nesta segunda-feira (16).

Os representantes da Câmara foram recebidos por Adriana Cruz, diretora de Relações Institucionais, Leocides Daubermann, diretora de Imprensa, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Camila Dall’Agnol, diretora de Rádio e TV, Yasmin Guedes, coordenadora de Imprensa, Nattacha Vasconcelos, coordenadora de Publicidade e Perpétua Marques, cerimonialista.

Os profissionais explicaram o papel e os limites da comunicação institucional, funcionamento das rotinas de trabalho, relacionamento de mídia com os parlamentares, a imprensa e a população por segmento. De acordo com a diretora de Relações Institucionais, o encontro sela o compromisso da presidência de Soldado Sampaio (Republicanos) de colocar à disposição a expertise da Casa a serviço dos legislativos municipais.

“É importante essa troca de experiência porque a Assembleia Legislativa presta um serviço de excelência tanto na Comunicação como no Cerimonial. Esperamos que seja estabelecido um acordo de cooperação técnica entre os legislativos. Para isso, sugerimos que colegas busquem o presidente da Câmara para que ele faça contato com a Assembleia Legislativa, pois esse já é um desejo antigo do presidente Soldado Sampaio, de fornecer aos nossos irmãos do Legislativo municipal esse tipo de assistência às rotinas dos municípios”, destacou Adriana Cruz.

As orientações sobre organização das sessões, desde o código de vestimenta, são alguns dos tópicos que a chefe de gabinete da presidência da Câmara, Michelle Loureto, pretende adaptar à estrutura da Casa e colocar em prática.

“Todo o feedback que recebemos aqui foi relevante. A gente fez várias anotações para que possamos melhorar, como o ‘carômetro’. Pegamos um modelo do ato da Mesa Diretora orientando sobre vestimentas, a quantidade de assessores, por exemplo. Vamos trabalhar tudo isso”, afirmou.

Essa é a mesma posição do coordenador de Comunicação, Valdemir Júnior. Ele espera que o diálogo continue, porque quem ganha é a população.

“Agora, é aplicar o que a gente conseguiu absorver. Nós somos menores, mas temos quase o mesmo número de parlamentares. Que daqui em diante, essa aliança possa crescer para levar para a população informação sobre o nosso Legislativo”, disse.

A história do Legislativo estadual se confunde com a da experiente cerimonialista Perpétua Marques. A servidora do Cerimonial desde a instalação da Casa fez um balanço positivo da visita e deseja cooperar futuramente com o desenvolvimento dos atos solenes da Câmara de Boa Vista.

“A gente vê o encontro como muito positivo e percebe que as dificuldades vivenciadas são as mesmas, o que difere são as experiências. Esse foi só um primeiro momento, pois o Cerimonial é muito específico, muito detalhado. Espero que essa cooperação técnica exista. Vamos ter um segundo momento para ver as questões específicas do Cerimonial. Temos sessão de outorga de título, de posse, audiências públicas. Tudo isso tem uma forma específica de fazer”, ponderou.

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Marley Lima