Pular para o conteúdo

NOVA GESTÃO
Parlamentar de Roraima defende na Unale novo pacto federativo e participação dos estados nas discussões da Reforma Tributária

Diretoria-Executiva da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) se reuniu nesta terça-feira (17), na sede da entidade em Brasília-DF, para assinatura do termo de posse da nova gestão, discussão das novas diretrizes e de pautas que serão defendidas no Congresso Nacional. Parlamentares de todas as unidades federativas participaram do encontro. Entre eles, o deputado estadual Gabriel Picanço (Republicanos), que assumiu a tesouraria da Unale 2023.

 

 

“Vamos trabalhar para fortalecer a Unale e ampliar sua atuação nos estados. Foram várias discussões pertinentes e que levarei para debater em Roraima. Uma questão no âmbito federal é que os estados precisam ter voz e vez para legislarmos com o Pacto Federativo, que deve ser discutido no Congresso Nacional”, disse Picanço. Os deputados Coronel Chagas (PRTB) e Catarina Guerra (União Brasil) também fazem parte da diretoria nos cargos de vice-presidente do Conselho Fiscal e secretária de Estado, respectivamente.

 

O parlamentar acrescentou ainda o trabalho que irá desenvolver à frente da tesouraria da entidade. “Nós temos hoje, 390 deputados filiados a Unale. E temos 1.059 parlamentares em todo o país. Nossa meta será filiarmos mil deputados para darmos mais força para nossa associação. Vamos entregar a Unale, daqui para o final do ano, para a nova diretoria, mais fortalecida”, afirmou.

O presidente da Unale, deputado Diogo Moraes (PSB/PE), coordenou a reunião e apresentou algumas pautas que serão defendidas no Congresso Nacional, entre elas, o fundo partidário e eleitoral, participação dos estados na discussão da Reforma Tributária, desvinculação dos subsídios e revisão da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Pacto Federativo.

“O ano de 2023 é um ano desafiador para os parlamentos dos estados brasileiros. Estamos em início de legislatura e fizemos a amostra do plano de ação aos nossos filiados. São pautas em discussão em Brasília, como a reforma tributária, novo pacto federativo, meio ambiente, mas também colocamos as atribuições dos secretários estaduais para que as campanhas mensais da Unale estejam junto com as ações das assembleias”, explicou.

 

 

Diogo disse ainda que as pautas do povo brasileiro precisam estar presentes nas casas legislativas. Ao mesmo tempo, é necessário fazer uma aproximação das demandas que estão no dia a dia de Brasília com as agendas dos parlamentos estaduais.

“A gente se coloca à disposição de mais um trabalho que beneficia a população. Trazer as pautas nacionais para dentro dos estados, na prática, muda a vida cotidiana da população. Trabalhamos para a melhoria da qualidade de vida do povo, dos índices educacionais, da saúde e na excelência da gestão pública”, afirmou.

A atual diretoria foi eleita durante Assembleia Geral que ocorreu no último dia de programação da 25ª Conferência da Unale, dia 11 de novembro de 2022, em Recife (PE). A entidade tem a missão de defender os interesses estaduais coletivos, buscar parcerias para seu aperfeiçoamento e qualificação junto a órgãos e entidades representativas nacionais e internacionais e promover o debate permanente de grandes temas de interesse do país.

Supcom/ALE-RR

 

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas