NOVA GESTÃO
Parlamentares destacam união das instituições em posse da nova presidente do TRE-RR

Nesta quarta-feira (8), a desembargadora Elaine Bianchi foi empossada presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) para o biênio 2023/2024. A solenidade ocorreu na sede administrativa da instituição, no bairro São Pedro, em Boa Vista, e contou com a presença de diversas autoridades do Estado.

O vice-presidente da Assembleia Legislativa (ALE-RR), Marcelo Cabral (Cidadania), esteve no evento representando a Mesa Diretora da Casa Legislativa. O parlamentar destacou que a nova presidência vai engrandecer a Justiça Eleitoral em Roraima.

“A posse da nova presidente vai fortalecer a instituição e ajudar o Estado a ficar ainda mais forte e transparente. Apesar de sermos de Poderes diferentes, devemos trabalhar em harmonia em prol do povo de Roraima”, declarou Cabral.

O TRE-RR recebeu o selo Diamante em 2022 e se tornou um dos tribunais mais eficientes do Brasil, conforme avaliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Apesar disso, a presidente recém-empossada enfatizou a necessidade de aproximar o Judiciário da sociedade roraimense.

“A minha missão é bastante grande no sentido de resgatar a credibilidade da população na Justiça eleitoral, na urna eletrônica e na segurança do processo. Esse é um desejo meu que vai ser realizado por meio de ações de conscientização promovidas pela Escola Judiciária Eleitoral do TRE-RR”, relatou a desembargadora Bianchi.

Para o deputado Renato Silva (Pros), a democracia deve ser o pilar para nortear as relações entre as instituições. “Todos os Poderes são independentes, mas devem trabalhar em união. Vim prestigiar a posse da doutora. Elaine para que possamos fortalecer os laços entre as instituições e manter a democracia de pé”, disse Silva.

Já o parlamentar Neto Loureiro (PMB) parabenizou a nova dirigente do TRE-RR. “Tenho certeza de que a doutora Eliane Bianchi vai exercer seu papel com maestria. Que possamos de forma unida, cada um com sua autonomia, desempenhar o melhor papel e ajudar nosso Estado e nossa população”, declarou Loureiro.

O deputado Idazio da Perfil (MDB) enfatizou a longa e boa relação entre a Justiça Eleitoral e a ALE-RR. “A gente tem sempre uma aliança positiva com todos os presidentes do TRE-RR, desde a formação da Assembleia Legislativa. Então, fico muito feliz de termos uma mulher à frente desse cargo que fará um grande trabalho na instituição”, concluiu o parlamentar.

Na solenidade de posse, estiveram presentes também o governador do Estado, Antônio Denarium (PP), o presidente do Tribunal de Justiça (TJRR), desembargador Jésus Nascimento, o procurador-geral do Ministério Público de Contas de Roraima (MPCRR), Paulo Sérgio Oliveira, e o presidente da OAB Roraima, Ednaldo Vidal.

Parcerias com o TRE

O Parlamento estadual também tem sido parceiro da Justiça Eleitoral em Roraima, por meio das atividades da Superintendência de Comunicação da Casa Legislativa. Rádio, TV e redes sociais da Assembleia realizaram, em outubro de 2022, a cobertura jornalística multiplataforma das eleições, do início da votação até o fim da apuração das urnas.

Outras ações de interesse da população também foram realizadas, como a cobertura de treinamento de mesários, a transmissão ao vivo da diplomação dos eleitos, bem como a produção de séries que têm levado o trabalho do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima ao cidadão roraimense.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Marley Lima