Pular para o conteúdo

TV ASSEMBLEIA
Nova temporada do ‘Portal Cultural’ estreia nesta quinta-feira (9)

A nova temporada do programa de entrevistas “Portal Cultural”, da TV Assembleia, canal 57.3, começa nesta quinta-feira (9), às 18h30, agora com apresentação da jornalista Francis Carvalho.

 

O programa está no ar desde fevereiro de 2019. Idealizado para ser a casa dos artistas e produtores locais, a atração de 30 minutos mescla gastronomia, música, literatura, teatro, turismo e temas em alta do entretenimento para levar a cultura da terra do lavrado para as telas, seja televisão, tablet, celular e/ou notebook, já que também é exibido nas redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr).

 

“Essa temática a gente até vê sendo trabalhada nos jornais diários, mas um programa inteiro com conteúdo cultural ainda não existia. Então, essa é a forma da TV Assembleia mostrar as várias facetas da cultura roraimense. Um programa 100% produzido e transmitido aqui, que vem com esse pioneirismo de valorizar o que é nosso”, explicou o editor-chefe da TV Assembleia, Johann Barbosa.

 

 

Com os primeiros programas finalizados, a jovem repórter Francis Carvalho, que estreia na apresentação do Portal Cultural, adianta as surpresas da nova temporada.

 

“Já gravamos alguns programas, algumas matérias. Está vindo muita coisa boa. Temos conversas com artistas nacionais, um deles é o Daniel Esteves, quadrinista que faz adaptação de histórias como o Frankenstein. Tenho certeza de que quem assistir, vai gostar, pois ele dá várias dicas de quadrinhos, como começar nesse mundo HQ. Também entrevistamos cantores, histórias muito bonitas que vale a pena você parar um pouquinho para assistir”, disse.

 

Despedindo-se do programa, a jornalista Lana Francis esteve na produção e no comando da atração desde o projeto inicial.

“Eu entrei na proposta para produzir e acabei recebendo o convite para apresentar. O programa foi idealizado pela direção de comunicação da Casa com o intuito de valorizar a cultura como um todo, tendo em vista que ela não é só música, teatro, por exemplo, mas tudo que forma uma sociedade, como a gastronomia e a forma que nos vestimos”, explicou.

 

Das quase 900 entrevistas que já foram ao ar, ela divide algumas das mais marcantes. “Eu lembro com muito carinho quando fomos ao topo da Serra Grande, dos programas comemorativos, como quando completamos cem programas. Também da nossa viagem a Lethem”, destacou.

 

 

 

De Francis para Francis, Lana conclui esse ciclo entregando o programa nas mãos da jovem repórter e deixa um conselho. “Eu tenho a desejar para Francis e para toda a equipe do Portal Cultural – cinegrafistas, editores, produtores – muito sucesso, e que mantenham a essência de valorizar o que é nosso. Então, Francis, tá contigo! Muito sucesso e cuida com carinho do nosso filho”, concluiu.

 

Vitrine local

 

Jéssica Aguiar, de 29 anos, é criadora de conteúdo para a internet desde 2021, quando publicou um vídeo e viralizou numa rede social. Com produções satíricas do macuxi way of life, ela já acumula mais de 1 milhão de visualizações. Hoje, além de produzir conteúdo nas redes sociais, apresenta a agenda cultural da TV Cultura.

 

O Portal Cultural foi o primeiro programa de televisão de que a jovem participou. Ainda sem traquejo para lidar com a imprensa, Jéssica fala que o medo inicial e a inexperiência diante das câmeras foram combustíveis para se preparar para os desafios de um profissional de mídia.

 

“Não parece, mas eu sou uma pessoa tímida. Comecei na brincadeira, aí acho que Lana já me seguia e me chamou para a TV. Eu lembro de ficar pensativa: ‘será que eu vou, vou ficar nervosa, vou conseguir falar?’ Marcamos no Mirandinha, quando desci do carro, o coração disparou. Mas Francis, com agilidade, tornou tudo leve. Deu um nervosismo, mas saiu a entrevista. Eu lembro de falar para ela que estudaria (Instagram, oratória etc.) e melhoraria”, contou.

 

Para ela, estar numa vitrine como a televisão dá noção do alcance do trabalho dela e de outras artistas e abre portas. “Querendo ou não, a TV dá uma autoridade. A partir do momento que a TV te chama, você pensa ‘opa, tô fazendo um negócio legal, interessante’. E isso abriu as portas, pois depois que postei lá, outras pessoas me chamaram, participei de outras entrevistas, podcast, matérias em sites importantes da cidade”.

 

Um ano depois, a influencer digital voltou ao programa para contar as novidades. De acordo com Lana Francis, um dos grandes trunfos do Portal é justamente acompanhar o desenvolvimento dos artistas locais.

 

 

 

 

“Uma das coisas mais interessantes do Portal é ver uma pessoa que está começando, como é o caso da Jéssica. Nós a entrevistamos quando ela viralizou. Ela disse pra gente: ‘olha, daqui a um ano volto para contar como estou’. Um ano depois, ela já estava em outro nível, com muitos outros vídeos. A gente percebe que esse foi um registro muito bacana”, avaliou.

 

O programa Portal Cultural é exibido às quintas-feiras, às 18h30, no canal 57.3. O público também pode acompanhar a atração pelo canal do YouTube (@assembleiarr).

 

Confira a programação do Canal 57.3:

 

Terça, quarta e quinta (ao vivo, às 9h) – Sessão ao Vivo – Apresentado por Johann Barbosa. Aborda assuntos que fazem parte da ordem do dia das sessões plenárias, analisando os principais fatos políticos locais e transmitido na íntegra, ao vivo, as sessões plenárias;

 

Segunda a sexta-feira (ao vivo, às 18h, e reprises diárias, às 21h) – Assembleia Informa – Apresentado por Raynãa Fernandes. É um jornal eletrônico que mostra aos telespectadores tudo o que acontece dentro da Assembleia Legislativa, além de exibir reportagens sobre fatos do cotidiano roraimense;

 

Diário (horários alternativos) – Parlamento em 1 Minuto – Apresentado por Bruna Gomes. Apresenta os destaques do Parlamento diariamente e ao longo da semana, em benefício da população roraimense;

 

Diário (horários alternativos) – Boletim Assembleia – Apresentado por Beatriz Prill. Um programa com linguagem simples e dinâmica, com duração média de quatro minutos, que destaca as ações do Poder Legislativo;

 

Diário (horários alternativos) – Três Minutos com o Deputado – Apresentado por Willians Dias. Com inserções diárias ao longo da programação, o objetivo é mostrar, em três minutos, um resumo das ações dos deputados na Assembleia Legislativa;

 

Diário (horários alternativos) – Documentários – Apresentado por Willians Dias. Exibidos diariamente, o objetivo é divulgar as produções locais que abordam temas relevantes e atuais de forma mais detalhada e aprofundada;

 

Segunda, quarta e sexta (às 13h e reprise às 19h) – Em Pauta – Apresentado por Gabriela Vital. O espaço aborda os principais assuntos que estão em discussão na sociedade, sempre com a presença de um especialista para esclarecer o tema proposto;

 

Segunda-feira (19h30) – Memórias do Esporte – Apresentado por Waldenir Benttes e Bernardo Silva. É o mais novo produto da Casa, que vai ao ar toda segunda-feira, trazendo e comentando as histórias e conquistas de grandes personagens do esporte roraimense;

 

Quinta-feira (18h30) – Portal Cultural – Apresentado por Francis Carvalho. Espaço dedicado para a divulgação de reportagens do cenário cultural roraimense em todas as suas vertentes. Também apresenta temas de relevância nacional e internacional;

 

Sábado e domingo (horários alternativos) – Resumo da Semana – Apresentado por Raynãa Fernandes. Com duração de 60 minutos, o programa é exibido aos sábados e domingos, com destaque para as principais notícias presentes nos telejornais da TV Assembleia durante a semana.

 

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Nonato Sousa/ divulgação TV Assembleia

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas