Na manhã desta quarta-feira (15), as Ouvidorias da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Estado se reuniram, no Plenarinho Valério Caldas de Magalhães, para troca de experiências e o planejamento de ações em conjunto.
Ferramenta de participação direta do cidadão, as Ouvidorias públicas recebem, analisam e encaminham denúncias, elogios, solicitações, reclamações e/ou sugestões referente à prestação dos serviços da administração pública.
No encontro, o deputado Isamar Júnior (PSC) ouvidor-geral da ALE-RR, firmou o compromisso de integrar a Ouvidoria da Casa Legislativa à Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – Fala.BR (http://falabr.cgu.gov.br), desenvolvida pela CGU.
“Esse nosso alinhamento é para que a população tenha mais canais para falar e possamos estar mais próximos. Além disso, vamos conversar com a Ouvidoria da CCJ [Comissão de Constituição e Justiça], pois já estamos com o termo de adesão ao Fala.BR. Até para que a gente fique ligado a todas as Ouvidorias do Brasil e do Estado de Roraima”, afirmou o parlamentar.
Para o coordenador da Ouvidoria da CGU, Celso Duarte, a adesão do Poder Legislativo contribui diretamente para a interiorização das Ouvidorias em Roraima, fortalecendo a comunicação entre a população e as instituições locais.
“Nós ficamos muito felizes de ver a Assembleia conosco. Nós da CGU não temos a mesma entrada junto aos municípios, nas câmaras do interior e precisamos alcançá-los. Às vezes esquecemos que as políticas públicas se realizam nos municípios, no bairro que moramos. É o asfalto que não foi feito, é o médico que não foi trabalhar. São tantos problemas e somos poucos, por isso precisamos do apoio da população para nos informar, daí o papel do Fala.BR de instrumentalizar a voz da população”, avaliou.
Atualmente, cada secretaria estadual tem seu próprio Ouvidor. Já integrados ao Fala.BR, Katia Marreiro, ouvidora-geral do Estado, diz que uma das principais vantagens do sistema é a agilidade, já que o requerente é direcionado, quando necessário, ao ouvidor e/ou órgão responsável sem burocracia.
“O Fala.BR integra e desburocratiza. Dependendo de qual o seguimento, fazemos encaminhamento para o próprio segmento. Então, a demanda da saúde vai ser respondida pela saúde, da educação da mesma forma, por exemplo”, destacou Marreiro.
O atendimento ao cidadão da Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa pode ser feito pelo telefone (95) 98402-2474. Quem quiser, também pode entrar em contato por e-mail (ouvidoria@alrr.ale.br)
Texto: Suellen Gurgel
Fotos: Nonato Sousa
SupCom ALE-RR