SESSÃO SOLENE
Parlamentares destacam expectativas e desafios para a atual legislatura

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) abriu os trabalhos da 9ª Legislatura, que vai de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2026, no Plenário Noêmia Bastos Amazonas nesta quinta-feira (23). A sessão solene foi marcada pela leitura da Mensagem Anual do Governo pelo Chefe do Executivo, e as expectativas e desafios dos parlamentares para o novo ciclo legislativo.

“O Poder Legislativo resgatou a credibilidade, abrindo as portas dessa Casa à sociedade roraimense e aos demais Poderes, e não será diferente nessa legislatura que começa. Estamos aqui para receber as demandas seja do Executivo, do Poder Judiciário e do que é interesse da sociedade. Essa é a disposição que sinto no olhar de cada deputado, seja o mais experiente, como sentimos a disposição dos deputados recém-eleitos”, destacou o presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), na abertura da solenidade.

Deputado de primeiro mandato, Lucas Souza (Pros) também é o mais jovem desta legislatura. Na expectativa para a volta das sessões ordinárias, ele promete colocar as demandas da juventude na pauta do Legislativo.

“Eu, como o mais novo, sinto uma responsabilidade muito grande, principalmente, em defesa das bandeiras voltadas para a juventude. Já estou com projetos e indicações protocolados, que agora vão tramitar. Então, a minha expectativa é muito boa para esses quatro anos de muito trabalho com foco na juventude e na população carente”, disse.

Com três legislaturas na bagagem, a parlamentar Angela Águida Portella (PP) inicia mais um mandato com o compromisso de continuar a promover os direitos e projetos das pessoas com deficiência e o empreendedorismo feminino. Acompanhando de perto a evolução do Parlamento nesse período, Portella observa fortalecimento de políticas públicas em prol de uma população cada vez mais participativa.

“O que eu tenho percebido ao longo desse tempo que trabalho na Assembleia o fortalecendo das bandeiras que cada parlamentar escolhe. Quem trabalha com educação, saúde é mais ativo, por exemplo. A própria dinâmica da sociedade exige isso de nós e isso faz com que as pessoas se posicionem de acordo com aquilo que elas são demandas”, avaliou.

Otimista com a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2023, o deputado reeleito Chico Mozart (Cidadania), que tem como uma de suas bandeiras a causa animal, espera que o novo ciclo concretize os projetos semeados na legislatura passada.

“As expectativas são as melhores possíveis tendo em vista que aprovamos no ano passado um orçamento robusto do Governo, todos os parlamentares alocaram emendas, que dá para atender todas as classes que nos procuraram. Então, esperamos a princípio a criação do primeiro hospital veterinário público, que acho que em 40 dias estamos inaugurando, fruto de emenda parlamentar nossa em parceria com o Governo do Estado. Esse será um ano de muito trabalho e realização”, disse.

Na sétima legislatura, a deputada Aurelina Medeiros (PP) fala com a expertise de quem ajudou a terra do lavrado a se desenvolver, seja ocupando um assento no parlamento e/ou em cargos do Executivo. Para ela, um dos principais desafios desta legislatura é antigo e a solução esbarra na divisão de responsabilidade entre entes governamentais.

“Nós temos desafios de toda ordem. É um desafio em termos das políticas à nível federal que nos limita, pois, muitas vezes, o seu papel não é cumprido. Cai nas costas do Estado a responsabilidade da migração, de garimpo, de indígenas. Ninguém compartilha as responsabilidades desses problemas que não são nossos. Então, nosso desafio é imenso e nós vamos vencer, somos um povo forte”, disse.

Companheiro de muitas legislaturas de Medeiros, o vice-presidente do Parlamento, deputado Marcelo Cabral (Cidadania), reeleito para o 5ª mandato, avalia que a Casa priorizará as classes desfavorecidas economicamente.

“Estamos indo para o 5ª mandato, com mais tranquilidade observando o que é mais importante para o Estado de Roraima como o agronegócio. A nossa bandeira sempre foi essa: educação, saúde e agro para fortalecer o emprego. Então, vamos continuar a trabalhar, eu e os demais parlamentares, para ajudar a quem precisa, desde o homem do campo, passando pelo indígena, pois quem precisa mais terá o apoio de toda essa Casa”, ressaltou.

Apresentando vários projetos de lei desde que tomou posse para o primeiro mandato, Marcos Jorge (Republicanos), enfatizou a relevância da parceria entre os Poderes para o desenvolvimento do Estado.

“Eu tenho expectativa de contribuir com os trabalhos da Assembleia Legislativa. Nós temos um parlamento que tem trabalhado muito para o fortalecimento sempre em harmonia entre os Poderes. Enquanto estive como secretário pude conservar o quanto a Assembleia junto com o Executivo contribuiu com pautas importantes no momento em que Roraima precisava sair da crise e retomar o crescimento. Então, como parlamentar, a expectativa é apresentar projetos de lei que tragam contribuição para sociedade em primeiro lugar e para o desenvolvimento do Estado”, concluiu.

Também participaram, remoto e/ou presencial, da sessão os deputados: Armando Neto (PL), Catarina Guerra (União), Claudio Cirurgião (União), Coronel Chagas (PRTB), Dr. Meton (MDB), Gabriel Picanço (Republicanos), Isamar Júnior (PSC), Joilma Teodora (Podemos), Jorge Everton (União), Marcinho Belota (PRTB), Neto Loureiro (PMB), Odilon (Podemos), Rárison Barbosa (PMB), Tayla Peres (Republicanos).

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Eduardo Andrade/ Jader Souza