Pular para o conteúdo

DE 1º A 7 DE AGOSTO
‘Semana do Cão de Serviço’ é aprovada na Assembleia Legislativa

Com o objetivo de reconhecer a importância dos cães de assistência no auxílio a pessoas com deficiência, nesta terça-feira (7), o Plenário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou, com 20 votos, o Projeto de Lei (PL) nº 111/2021, que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Roraima “A Semana do Cão de Serviço”, celebrado anualmente de 1ª a 7 de agosto.

Os cães de assistência ou de serviço são educados para aumentar a autonomia e funcionalidade de pessoas com deficiência – auditiva, sensorial, intelectual ou motora. De acordo com o autor da proposta, deputado Chico Mozart (PP), considerando a importância do trabalho desses animais na melhora da qualidade de vida dos deficientes, urge a instituição de uma semana comemorativa para conscientizar a população a respeito de sua necessidade.

“Esse projeto visa homenagear não somente os animais que prestam esse serviço para a sociedade, mas os tutores também. São os cães que auxiliam cegos, os farejadores de drogas, os surdos, ajuda as pessoas que estão doentes através da terapia animal. Então, queria aqui hoje pedir aos colegas a aprovação desse projeto”, defendeu Mozart.

 

 

Em aparte, o deputado Rarison Barbosa (PMB) parabenizou o autor pela iniciativa e fez algumas considerações sobre o PL. Egresso da Polícia Penal, Barbosa destacou as contribuições dos cães na segurança pública.

“Pela relevância do tema, gostaria de falar sobre os cães policiais que somam na segurança pública. Hoje, os cães da Polícia Penal são usados para diversas finalidades, como a detecção de entorpecentes, guarda de segurança, exercendo um importante papel de repressão de atos ilícitos”, pontuou.

 

 

O deputado Marcinho Belota (PRTB), que tem como uma de suas bandeiras a causa animal, também registrou apoio ao PL. “Nós, que somos defensores dessa causa, eu, o Mozart e a Angela Águida, a gente sabe diariamente a dificuldade de fazer esse trabalho. Conte comigo com todos os seus projetos, não só aqueles voltados para a causa animal”, afirmou.

 

Já a parlamentar Angela Águida Portella (PP) saudou Mozart e ressaltou a necessidade de se voltar para aqueles que precisam de mais proteção, como os animais.

“Valorizo muito essa pauta. Os animais precisam desse olhar. Até porque nós pertencemos a um ambiente. Para nós estarmos saudáveis, esse ambiente também precisa estar”.

 

 

 

Textos: Suellen Gurgel

Fotos: Marley Lima/ Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas