MANUTENÇÃO DA BR-174
Deputado Lucas Souza pede união à bancada federal para solucionar problemas na rodovia

O deputado Lucas Souza (Pros) subiu à tribuna do Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas na sessão desta terça-feira (7) para pedir união e apoio aos colegas do Parlamento federal para solucionar problemas que assolam Roraima, como a manutenção da BR-174 e a questão Yanomami.

“Nós temos oito deputados federais no meio de 513 em Brasília para poderem representar Roraima. Nós precisamos dos oito melhores e que eles trabalhem dobrado para compensar essa quantidade reduzida, devido ao tamanho da nossa população. Isso aqui não é uma crítica, mas, um apelo. Que nós, os deputados federais e os senadores, possamos nos unir para enfrentar os problemas que já assolam o Estado há muitos anos”, declarou Souza.

O parlamentar pediu também apoio por parte do governo federal com relação aos migrantes do país vizinho.

“Hoje, o Estado já não comporta mais atender dentro de seus abrigos as pessoas. Grande parte dos abrigados pela rede assistencial é de migrantes. Não é culpa deles nem de Roraima, mas, nós precisamos, sim, que o governo federal possa olhar pela gente”, ressaltou.

Inauguração de mais uma unidade

Ainda durante seu discurso, o parlamentar destacou a inauguração de mais um polo da Escola do Legislativo (Escolegis), que irá funcionar no Centro de Assistência Social (CAS) do Vila Jardim, localizado no bairro Cidade Satélite.

“A sede foi inaugurada devido à sensibilidade da deputada Catarina Guerra [União], do presidente Soldado Sampaio [Republicanos] e à parceria com o governo do Estado, que cedeu, por meio da Setrabes [Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social], o espaço físico, e pela Secretaria de Educação, as carteiras”, informou.

Por fim, o deputado agradeceu por sua indicação ao cargo de vice-presidente da Comissão de Juventude da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais).

“Para mim, é de suma importância poder continuar levantando essa bandeira. Como deputado mais jovem nessa legislatura, com 25 anos de idade, sei da minha responsabilidade aqui dentro, e sei o quanto é difícil um jovem, às vezes, passar seriedade para estar à frente de tantas demandas e problemas que envolvem nosso Estado”, salientou.

Os deputados Coronel Chagas (PRTB), Catarina Guerra, Rárison Barbosa (PMB), Isamar Júnior (PSC), Dr. Cláudio Cirurgião (União), Marcos Jorge (Republicanos), Gabriel Picanço (Republicanos) e Renato Silva (Pros) parabenizaram o colega pelo pronunciamento em favor da recuperação da principal rodovia de Roraima e reforçaram apoio para início das obras o mais breve possível.

“Quero parabenizar Vossa Excelência pela preocupação. Conte comigo e vamos juntar forças para que a gente possa sensibilizar o governo federal, para que sejam feitas obras de recuperação com urgência”, informou Chagas.

“Quero lhe desejar sucesso nesse mandato pelo qual já tem demonstrado sua atuação. Fico à disposição para somar e dizer que a idade pouco importa quando a gente tem transparência no trabalho”, estimou Catarina.

“A nossa união aqui também é importante em prol da melhoria da qualidade de vida das pessoas. Quero deixar meu apoio a essa causa.  Estamos unidos no Parlamento e iremos apoiar os projetos do governo que venham a beneficiar a sociedade”, contou Rárison Barbosa.

“Queria pedir que a nossa bancada federal se unisse à do Amazonas para pedir uma solução, pois o Estado vai parar, vamos ter desabastecimento de água, gás, combustível, os comércios vão ficar sem produtos. Quero pedir que os nossos parlamentares federais vão até o Ministério dos Transportes e tentem uma solução para a BR-174”, pediu Isamar Júnior.

“É uma questão que envolve alimentos, combustíveis, medicamentos e insumos utilizados na saúde. É muito importante esse chamamento de união. Se possível, vamos fazer uma reunião com o Amazonas para que possamos criar uma força maior e resolver de forma urgente”,  reforçou Dr. Cláudio Cirurgião.

“Quero lhe parabenizar pela atuação e por já estar entrando nos grandes temas do Parlamento estadual. Você é um jovem promissor e já tem demonstrado a capacidade e sua preocupação com aquilo que é estratégico para o Estado”, destacou Marcos Jorge.

“Quero oferecer nosso apoio, para conseguir atenção especial do governo federal e fazermos, pegando a carona no problema da 174, a BR-319, que pertence a Roraima também, porque só temos essas vias para importar e exportar nossos produtos”, afirmou Picanço.

“É de competência da União, e nós precisamos que os parlamentares federais falem isso todos os dias no Congresso porque a gente se pronuncia, convoca, mas o governador do Estado não tem como fazer milagre e não há recursos federais para fazer. Estamos prestes a ficar isolados e, se essa estrada fechar, Roraima vai ficar sem energia, alimentos e combustível”, detalhou Renato Silva.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Eduardo Andrade/ Marley Lima