Pular para o conteúdo

INDICAÇÃO
Deputada Aurelina Medeiros pede concurso para técnicos do setor agrícola

O setor agrícola, base da economia do Estado, sofre com déficit de servidores públicos, alertou a deputada Aurelina Medeiros (PP) ao falar sobre a necessidade de um novo concurso para a área. A cobrança foi durante discurso nesta terça-feira (7) na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

 “Eu vim aqui apresentar uma indicação para concurso de técnicos do setor agrícola – engenheiros agrônomos, técnicos veterinários, técnicos de agropecuária e afins. Esse setor é o carro-chefe da nossa economia, é ele que cria condições para a arrecadação de recursos, para que a gente possa pagar saúde, educação, segurança, ação social”, relatou.

 

 

De acordo com a parlamentar, o único concurso voltado para atender o segmento foi realizado pela Secretaria de Agricultura em 2004. O contingente não acompanhou as mudanças na legislação ambiental, a reorganização do espaço rural, o crescimento da atividade agropecuária, que atualmente tem um milhão de cabeças de gado, e a criação de órgãos como a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh-RR), o Instituto de Terras e Colonização (Iteraima-RR) e a Agência de Defesa Agropecuária (Aderr).

“Hoje, parece mentira, mas na Secretaria de Agricultura, entre ativos e inativos, há 12 agrônomos e 5 técnicos agrícolas, o que significa que você não tem nem um servidor por município. O concurso da Femarh, desmembrado da pasta, foi feito em 2006, Iteraima em 2012, e da Aderr, em 2014”, contou.

Apartes

 Durante o discurso, vários deputados apoiaram a reivindicação da deputada, como Jorge Everton (União). “Eu apoio essa causa. Meu pai era técnico agrícola e ele me ensinou muito sobre a importância da agricultura na vida das pessoas”, disse.

 

 

 

 

Gabriel Picanço (Republicanos), que tem como uma de suas bandeiras o fortalecimento da agricultura familiar, também se colocou à disposição para lutar pelo concurso. “Vossa Excelência tem meu apoio para esse projeto de elevar o número de técnicos no campo. Nós, que somos filhos da agricultura, sabemos que a agricultura familiar precisa de tecnologia, orientação para o Estado crescer”, relatou.

 

 

Quem também saudou a iniciativa foi o parlamentar Rarison Barbosa (PMB). “Conte conosco nesse projeto, pois é importante que o Estado faça o quanto antes esse concurso”. O presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária e Política Rural da ALE-RR, Armando Neto (PL), também afirmou ser favorável à iniciativa. “Eu estou pronto para dar nossa parcela de contribuição, para que nós juntos possamos auxiliar e aparelhar o Estado com recursos humanos”, disse.

 

 

O presidente da Casa Legislativa, Soldado Sampaio (Republicanos), salientou que é necessário responsabilidade fiscal aliada ao crescimento econômico para o atendimento dessa e de outras demandas. “A gente precisa encontrar um equilíbrio entre despesa e receita. E nada melhor para gerar receita do que a nossa vocação primária”, ressaltou.

 

 

Na mesma direção, Medeiros reforçou a importância do setor primário na economia. Para ela, o atendimento dos pleitos dos servidores públicos passa pelo fortalecimento da estrutura e dos recursos humanos do setor agrícola.

“Nós reconhecemos a necessidade de concursos em quase todas as áreas, mas por que eu falo no setor agrícola? Porque nós precisamos gerar renda, para que a gente possa ter todos os servidores de que o Estado precisa”, concluiu.

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Jader Souza/ Marley Lima/ Alfredo Maia

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas