Pular para o conteúdo

EM ABRIL
Comissão da ALE-RR faz adequações para audiência pública sobre autismo e outras doenças cognitivas

Membros da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e do Idoso, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), ajustaram detalhes em reunião nesta terça-feira (21) sobre a audiência pública “Autismo, TDAH, Síndrome de Down e outras condições neuroatípicas”, a ocorrer em 5 de abril, no Plenário Noêmia Bastos Amazonas.

Presidida pela deputada Angela Águida Portella (PP), a comissão colocou em pauta a possibilidade de convidados para discutir não só o autismo, mas outras condições neurológicas e envolver o poder público, redes privadas de saúde e ensino, associações, parlamentares das esferas estadual, municipal e federal, profissionais da psicologia, neurologia, pais e mães e pessoas com deficiência.

“Nossa proposta é trazer a população para falar sobre sentimento, desejo, onde o poder público pode atuar melhor, mas também a iniciativa privada. Precisamos ouvir pais, profissionais, as pessoas com condições neuroatípicas e técnicos para que nos informem tempo de tratamento, necessidades, melhor manejo”, ressaltou a presidente da comissão.

 

Em 8 de março, na primeira reunião da comissão, os parlamentares apresentaram a proposta de falar sobre o “autismo e outras doenças cognitivas”. Contudo, após questionamentos, eles ampliaram a discussão e incluíram outras condições para esclarecer as abordagens e fomentar mais políticas públicas.

 

Questionados sobre as mudanças, os deputados Isamar Júnior (PSC), Marcinho Belota (PRTB), Lucas Souza (Pros) e Dr. Cláudio Cirurgião (União) concordaram em aumentar o campo de debate. “Nossa comissão não é só sobre autismo, mas outras doenças”, colaborou Júnior.

 

 

 

Belot acrescentou. “Acho importante incluirmos essas pautas”.

 

 

 

 

 

Souza enfatizou. “E que possamos elaborar um calendário de ações especiais”.

 

 

 

 

Acompanharam a reunião a cerimonialista Lena Fagundes e o diretor do Centro de Acolhimento ao Autista – TEAMARR, do Programa de Atendimento Comunitário da Assembleia, Ednaldo Coelho.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Nonato Sousa

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas