Pular para o conteúdo

DOENÇA INFECCIOSA
Deputado Eder Lourinho pede a produtores de gado que vacinem rebanho contra febre aftosa

O deputado Eder Lourinho (PSD) subiu à tribuna do Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas na sessão desta quarta-feira (22) para pedir aos pequenos, médios e grandes produtores do setor primário que vacinem seus rebanhos contra a febre aftosa – doença infecciosa que atinge animais. Este ano, a campanha vai de 1º a 30 de abril.

Lourinho relembrou que, em 2022, a meta de vacinação chegou a 99%, e que este ano, a pretensão é se igualar a 2017, quando Roraima integrou a área de risco, mas conseguiu o status livre de doença, devido às vacinas.

“Com certeza, isso foi um grande avanço, quando Roraima começou a vender carne para outros estados e a exportar para outros países. Nosso propósito é ficar livre da febre aftosa sem vacinação. Com isso, iremos alcançar outros mercados. Se conseguirmos o objetivo de 100% de vacinação, Roraima passará a ser livre de aftosa”, explicou.

 

Ele também apontou que o rebanho é crescente a cada ano. “Em 2018, havia cerca de 750 mil cabeças de gado. Hoje, estamos com mais de 1,1 milhão, e vamos chegar a 1,2 milhões. Ano passado, a Aderr [Agência de Defesa Agropecuária de Roraima] registrou mais de mil novas propriedades, onde moram mais de uma família. Isso significa que estão chegando novos investidores. Pessoas que acreditam no nosso Estado”, ressaltou.

O parlamentar pediu ainda a construção de um matadouro de pequeno porte no Sul de Roraima, para evitar possíveis vendas clandestinas e dar suporte aos produtores daquela região.

“Os comerciantes que vão vender carne nesses municípios ou em açougues e devem abater o gado, compram de Boa Vista ou precisam levar para abater em Rorainópolis. Fica um custo muito e alto e, muitas vezes, o pessoal começa a abater clandestinamente”, frisou.

Em aparte, a deputada Angela Águida Portella (PP) parabenizou o colega pela iniciativa e falou da importância de levar ao conhecimento da população o reforço que instituições como a Aderr têm feito para o crescimento do setor produtivo.

Para Portella, a continuidade da vacinação é o caminho para erradicar a doença. “Muitas vezes, o produtor desconhece a grandeza desse ato, e não sabe que, se houver um único animal doente, ele prejudica a produção do Brasil e não só do Estado. Nós só conseguiremos confirmar a erradicação, através da vacinação”, concluiu.

 

O deputado Marcelo Cabral (Cidadania) também parabenizou a atuação de Lourinho em prol do setor produtivo.

“Parabéns! Você também é produtor, defende a causa nesta Casa, vejo a sua preocupação, e o mais importante, você vê o todo, seja o pequeno, médio ou grande [produtor]. O Parlamento também sempre apoiou e irá apoiar esse setor que ajuda a plantar, a colher e gerar renda para Roraima”, declarou Cabral.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos:

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas