Pular para o conteúdo

SESSÃO ESPECIAL
Parlamentares comentam entrega de comenda e destacam importância das homenageadas para Roraima

Parlamentares estaduais comentaram a sessão solene “Mulheres que Inspiram”, ocorrida nesta quinta-feira (23) na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas. Indicadas em 53 projetos de decreto legislativo, aprovados simbolicamente na terça (21), 75 mulheres que se destacaram em diversas áreas da sociedade roraimense receberam a Comenda Orgulho de Roraima.

 

Os deputados puderam indicar até três mulheres, enquanto as integrantes da bancada feminina, até cinco. A iniciativa faz parte das comemorações em homenagem ao mês da mulher.

 

“Neste mês, a Procuradoria Especial da Mulher desta Casa desenvolveu um rol de atividades que deram ênfase ao debate sobre violência doméstica, e celebramos as lideranças femininas. Mas não podemos nos limitar a março, precisamos trabalhar o ano inteiro pelo respeito às mulheres”, reforçou o presidente do Poder Legislativo, Soldado Sampaio (Republicanos), na abertura da solenidade.

 

Ele acrescentou que as lideranças femininas do Estado precisam ocupar os palanques, diretórios, tribunas e se apropriar da atividade política, já que políticas públicas voltadas para o segmento têm mais chance de ser acolhidas e implementadas quando idealizadas por seus pares.

 

“É preciso que as mulheres, principalmente as lideranças, professoras, presidentes de associações, sindicatos, clubes de mães, assumam a política além da cota de gênero. Compreendo que essa parte da sociedade precisa participar do Parlamento, pois são mais de 50% do eleitorado roraimense. É importante que vocês definam lideranças que possam representá-las no meio político ou homens que reconheçam a bandeira da igualdade e direitos e apoiem políticas específicas”, convidou.

 

Essa visão também é compartilhada pelo deputado Coronel Chagas (PRTB). No discurso de entrega das comendas a uma jovem xadrezista, uma médica e veterana na assistência social, ele salientou que há características próprias das mulheres que favorecem o processo político.

 

“Na legislatura passada, nós tínhamos sete deputadas, agora são cinco. Precisamos de mais mulheres na política, pois vocês têm uma capacidade muito maior do que nós para o debate, são mais pacientes, persuasivas na busca de objetivos, e na política isso é muito importante. Havendo esse aumento da participação feminina, teremos um mundo melhor e melhores políticas públicas implantadas no nosso Estado”, disse.

 

Reconhecimento

 

Lágrimas e discursos de agradecimento marcaram a entrega da Comenda Orgulho de Roraima – criada pela Resolução Legislativa nº 010/2009. Dos 24 deputados do Parlamento, 21 entregaram as honrarias. Em suas falas, eles traçaram um breve perfil das homenageadas e destacaram a importância do papel da mulher na sociedade, seja como base da família ou na educação, saúde, esporte e política.

 

“Todos os dias são ‘dias das mulheres’, pois diariamente temos tripla jornada, cuidamos dos nossos filhos, do marido, da casa. E quando disseram para escolher cinco mulheres, eu queria homenagear tantas que são o orgulho de Roraima”, destacou a deputada Tayla Peres (Republicanos).

 

 

 

“As mulheres não precisam ocupar um cargo público para ser inspiração. Aqui tem mães, filhas, esposas, terapeuta, empresária, delegada, vereadora”, disse Catarina Guerra (União).

 

 

 

 

 

“Cada mulher que eu escolhi faz a força do nosso Estado, como dona Vanda, que atua pelos povos indígenas, Jaisa Silva, que representa todas as conselheiras de Roraima, Gerlane Baccarin, secretária estadual da Representação do Governo de Roraima em Brasília, a primeira-dama, Simone Denarium, Síria Mota, representando Uiramutã e a Secretaria do Índio do Estado”, explicou a parlamentar Joilma Teodora (Podemos).

 

 

O deputado Chico Mozart (PP) entregou a comenda para a primeira conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR), Cilene Salomão, e para as ex-colegas de Parlamento Betânia Almeida e Yonny Pedroso. “Betânia me ajudou muito, e Yonny deu sua contribuição a esta Casa”, justificou.

 

 

 

Já Eder Lourinho (PSD) evidenciou mulheres dos segmentos da saúde, educação e agricultura. “Nós, deputados homens, homenageamos somente três mulheres. Eu escolhi a técnica de enfermagem Alexandrina de Sousa, Antônia Lúcia Rodrigues, que tem um trabalho de mais de 30 anos na educação e com a associação “Dentinho de Leite”, e Maria José Cunha Reis, servidora do Incra há mais de três décadas”, afirmou.

 

 

A área da saúde também foi citada por Jorge Everton (União). “Essa escolha foi principalmente para lembrar das mulheres que defendem a saúde pública. Elas estavam na linha de frente da pandemia. É muito fácil chamar esses profissionais de heróis nesse período, mas quando ele passa, onde fica a valorização deles, que são pais e mães que lutam pelo desenvolvimento do nosso Estado?”, questionou.

 

 

 

O deputado Cláudio Cirurgião (União) indicou a médica Stella Maris Seixas Martins, uma das fundadoras do Hospital da Criança, Raimunda Nepomucena Pereira da Cruz, da área de enfermagem, além da reitora do Instituto Federal de Roraima (IFRR), professora doutora Nilra Jane Filgueira Bezerra.

 

 

 

Mulheres do esporte, da Justiça e da saúde foram escolhidas por Idázio da Perfil (MDB). “Essa homenagem é muito pequena para a importância das mulheres na nossa vida. Mas escolhi as que se dedicam ao nosso Estado, a exemplo de Elaine Bianchi, presidente do TRE-RR, Shirley Souza, que trabalha na área da saúde, e Astréa Marinho, do esporte”.

 

 

 

“Que todas as mulheres se sintam homenageadas em nome dessas três de quem eu tenho orgulho de ser amigo: Cecy Lya Brasil, presidente da Academia Roraimense de Letras, Maria Tércia Eluan, pioneira na formação do Estado, Caetana Lima de Castro, a primeira operadora de raio X de Roraima”, elencou Marcos Jorge (Republicanos), entre outras contribuições das eleitas.

 

 

 

“Hoje é um dia especial, pois é um dia para homenagear as mulheres que inspiram o nosso Estado. E escolhi mulheres como dona Maria do Perpétua Socorro Brandão, uma costureira de mão cheia, que chegou a Roraima na década de 1950, dona Adelaide Peixoto Pinheiro, que foi secretária de Educação por dez anos, e ainda a nossa professora Raimunda de Souza Macedo, que diz com muito orgulho que é macuxi roraimense”, compartilhou Neto Loureiro (PMB).

 

 

O parlamentar Marcinho Belota (PRTB) reconheceu o trabalho da jornalista Shirley Rodrigues, da médica Bruna Leite Gomes, coordenadora de serviços de cuidados paliativos, e Edina Cristina Silva Gomes, ativista da causa animal.

 

 

 

 

Joilma Teodora, Emma Araújo de Mendonça e Dianiery de Souza Coelho receberam a comenda do deputado Odilon (PMB). “Eu fico muito feliz de prestar essa homenagem, muitas deveriam recebê-la”, desabafou o deputado, após falar da participação ativa das homenageadas na vida pública do interior do Estado.

 

 

 

Isamar Júnior (PSC) celebrou as missionárias Vera Maria Monteiro e Maria de Lourdes Silva de Jesus, e a advogada Maria Dizanete de Souza Matias. “Para os próximos anos, homenagearemos mais mulheres”, prometeu.

 

 

 

 

As mulheres que trabalham no Poder Legislativo não foram esquecidas: a cerimonialista, Silvia Maria Macedo Coelho, e Gizelda Pereira de Barros, além de Eleonora Maria da Silva Freire, representante da área da assistência social, foram indicadas pelo deputado Gabriel Picanço (Republicanos).

 

 

 

Uma cozinheira, uma auxiliar de serviços gerais e uma ativista social do bairro São Bento foram as escolhas de Lucas Souza (Pros). “Cada uma de vocês, Edirlene Rocha de Souza, Irailde de Souza e Nícia Jane da Silva Costa está aqui hoje representando mulheres especiais e são o verdadeiro orgulho de Roraima.

 

 

 

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Cabral (Cidadania), encerrou a solenidade destacando a autonomia feminina e o comprometimento do Poder Legislativo com a erradicação da violência contra a mulher.

 

“Primeiro, quero dizer que lugar de mulher é onde ela quiser. Segundo, vamos trabalhar firmes contra a violência física e moral que vitima mulheres em Roraima. Por último, obrigado a todas aquelas que vieram – donas de casas, doutoras, promotoras, gerentes no interior – de todos os lugares. Esta Casa tem a honra de dizer que hoje foram homenageadas quase cem mulheres. Muito obrigado a todas”, concluiu.

 

 

 

Os parlamentares Armando Neto (PL), Aurelina Medeiros (PP) e Renato Silva (Pros) não puderam comparecer à cerimônia e entregarão honrarias às suas indicadas em sessão solene ainda sem data definida.

 

A cerimônia foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia (57.3), Rádio Assembleia (98,3) e redes sociais do Parlamento (@assembleiarr), e contou com a presença de autoridades dos Três Poderes, representantes da sociedade civil e familiares e amigos das homenageadas.

 

 

 

Suellen Gurgel

SupCom

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas