Pular para o conteúdo

FERRAMENTA INCLUSIVA
Comissão da ALE-RR faz sessão especial nesta sexta (31) para lançamento de tabela periódica em braile

Nesta sexta-feira (31), a partir das 9h no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e do Idoso, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), realiza uma sessão especial para lançamento, pelo Conselho Nacional de Química, da primeira Tabela Periódica em Braille.

Segundo a presidente da comissão, deputada Angela Águida Portella (PP), o evento fará parte da programação do encontro dos Conselhos de Química do Brasil, que ocorre nos dias 30 e 31 de março em Roraima. “Fomos convidados a fazer esta parceria e é uma honra para nós, porque será o primeiro estado do Brasil a lançar a tabela periódica em braile”, celebrou.

A parlamentar aproveitou para convidar professores, familiares de deficientes visuais e interessados sobre o assunto a prestigiar o material, uma vez que ele estará disponível de forma

 gratuita a escolas e universidades para qualificar os estudos em Química de jovens e adultos.

A tabela, segundo o diretor do Conselho Regional de Química de Roraima, Gilson Mascarenhas, foi criada com apoio de professores da rede pública do Amazonas. “Eles fizeram, teve o contato com a gráfica, que fez correções, e no final tivemos esse produto de qualidade”.

Ele espera que a ideia seja abarcada por representantes de outros conselhos do Brasil. “Porque é um fato inédito a tabela completa com todas as informações em braile. Já investigamos e nunca foi feito”, complementou Mascarenhas.

ferramenta inclusiva será apoio para que os deficientes visuais consigam aprender, de forma mais direta, os 118 elementos conhecidos, organizados pelas características comuns e de ordem crescente, conforme o número atômico.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALERR 

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas