Pular para o conteúdo

CARACARAÍ
Concurseiros lotam plenário da Câmara Municipal em aulão gratuito da Escolegis

Cerca de cem candidatos do concurso público da Guarda Civil de Boa Vista participaram do aulão promovido pela Escolegis (Escola do Legislativo) neste sábado (1º) em Caracaraí, Centro-Sul do Estado, no plenário da Câmara Municipal.

 

 

 

Os concurseiros receberam material e dicas sobre as disciplinas programadas em edital, como Noções de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação da Guarda Municipal, Informática, Legislação Extravagante e Língua Portuguesa.

Ana Beatriz Alves, de 26 anos, não foi sozinha para a aula. Acompanhada do filho de um ano, prestou bastante atenção às explicações dos professores. Ana sonha com a estabilidade financeira, pois atualmente ela e o marido estão desempregados.

 

“Está sendo um pouco difícil, mas nada é impossível para realizar nossos sonhos, e a Escolegis nos trouxe uma oportunidade, pois não temos esse tipo de aula aqui”, disse esperançosa.

 

 

 

Em casa, a missão triplica, pois ela é mãe de mais duas crianças de 5 e 8 anos.

 

“Quando elas vão dormir, eu me dedico a estudar um pouco. A gente precisa ajustar nosso tempo, né?”, complementou.

 

 

 

 

Aos 19 anos, o estudante Márcio Gabriel Rocha terá a primeira experiência com concurso público. Ele reserva cerca de quatro horas diariamente para estudar e já sonha com a tão desejada vaga efetiva na Guarda Civil Municipal. No aulão da Escolegis, Rocha tirou as dúvidas na disciplina mais complicada, Direito Administrativo.

 

“É um tema bem amplo, mas já às Extravagantes eu me adequei mais”, contou.

 

 

 

 

A presidente da Escola do Legislativo, deputada Catarina Guerra (União), acompanhou a programação no local e parabenizou todos os participantes pelo empenho e dedicação, e a parceria da Câmara Municipal de Caracaraí em ceder o espaço e dar o suporte necessário para o aulão.

“Juntamos essa força para ajudar estes alunos que querem participar e almejam o concurso público, mesmo no interior. Tivemos a oportunidade de deixar um dia inteiro de muito aprendizado, com todas as dicas de professores excelentes”, explicou a parlamentar que adiantou uma novidade aos concurseiros em Boa Vista.

 

 

“O aulão é um sucesso, a gente utiliza o mecanismo da nossa TV Assembleia como meio de transmissão. Não só de forma presencial. Isso acontecerá no dia 14, às vésperas da prova. Fiquem atentos para um aulão importante para que vocês se gabaritem neste concurso”, contou Catarina Guerra.

O presidente da Câmara de Caracaraí, vereador Jailson Fernandes (MDB), apresentou a demanda à Escolegis após pedidos de concurseiros da região.

 

“Hoje, tivemos a oportunidade de oferecer [o aulão] em parceria com a instituição aos concurseiros do município. Foi uma expectativa grande, muitos deles não têm como ir a Boa Vista por causa das condições financeiras e distância”, complementou.

 

 

 

 

Resolução de questões

Cada participante recebeu apostila com propostas de questões aplicadas em certames cuja temática está proposta no edital do concurso público da Guarda Civil Municipal. O aulão foi uma espécie de revisão geral e norteador de estudos.

 

 

 

Presente na maioria das provas, as aulas em Noções de Direito Constitucional servem para interpretar a Constituição Federal. À frente desta disciplina, o professor Marcos Albano “pincelou” sobre as possíveis demandas do certame.

 

 

 

“Atenção, concurseiros, artigo 5º, nacionalidade, artigo 144, segurança pública na nossa Constituição, e Estado de Defesa e Estado de Sítio, estas são as minhas apostas para o concurso. Agora, Direito Constitucional serve para todo concurso da área jurídica, constitucional, a importância do artigo 5º é indiscutível, tanto para nossa vida quanto para concurso público”, alertou Albano.

 

 

Com duas disciplinas, o professor Marques Andrade aplicou questões sobre Noções de Direito Administrativo e Legislação da Guarda Civil Municipal.

“Os alunos estão focados, compareceram, isso mostra a importância do serviço público na vida do cidadão, principalmente do interior, e acredito que sairão aprovados aqui de Caracaraí”, disse.

 

 

 

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALERR

Compartilhar

Arquivos

banner assembleia 125x125

Notícias Relacionadas