GUARDA MUNICIPAL
Concurseiros participam de super aulão da Escolegis às vésperas da prova

Quase 140 aspirantes a uma vaga no concurso público da Guarda Civil Municipal (GCM) de Boa Vista trocaram o “sextou” à noite para revisar conteúdos, responder questões e tirar as últimas dúvidas no aulão especial gratuito promovido pela Escolegis (Escola do Legislativo), no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas. O certame ocorre neste domingo (16) e oferta 150 vagas, com remuneração inicial de mais de R$ 1,3 mil, acrescido de gratificações.

Os conteúdos abordados foram: noções de informática; noções de direito processual; legislação extravagante; noções de direito administrativo e língua portuguesa. O encontro foi transmitido ao vivo pela TV Assembleia, canal 57.3, e YouTube do Parlamento (@assembleiarr).

Estreante na Escolegis em 2023, o estudante Cleverson Reinaldo Bruce acompanha desde o início o preparatório para a Guarda. Para ele, tanto as aulas presenciais ofertadas pela instituição, quanto o aulão foram “proveitosos”.

“Foi o momento de despertar a mente e fechar com chave de ouro. Se você almeja algo, é um esforço que vai valer a pena. Então, muitos acham que sexta-feira é dia de diversão, e não, muito pelo contrário. Para quem quer seguir uma carreira, ter um emprego, a chance foi essa”, ponderou.

A servidora pública Larissa Dourado aproveitou o aulão para aprimorar seus conhecimentos sobre legislação geral e específica.

“Esclareci mais as leis, que estavam muito embaraçadas para mim, e o código penal também. Eu espero que fique tudo claro durante a prova, porque acho que será difícil e a concorrência está grande”, disse.

Seguir a carreira militar é o sonho da estudante Thays Duarte, que não conseguiu se inscrever no curso da Escolegis para a Guarda Civil, porém, continuou de olho nas redes sociais do Legislativo e, desta vez, conseguiu vaga no aulão.

“Hoje, viemos minha irmã e eu. Como eu estudo em casa, às vezes, fica monótono. Então, é bom você sair, ver outras pessoas e conhecer o que você não viu em um curso online. Aqui, a gente conseguiu ver alguns pontos. Então, achei importante revisar esses assuntos”, frisou.

O presidente da Casa, Soldado Sampaio (Republicanos) cumprimentou os alunos no início da aula de informática e desejou sorte aos concorrentes.

“A Assembleia Legislativa oferece oportunidades como essa às pessoas, de se preparar para disputar uma vaga em concursos como esse da Guarda Municipal. Fiquei feliz de ver tantos jovens dedicados, com disposição de ingressar no serviço público, em especial, na área de segurança. Deixo aqui a minha mensagem de motivação a todos, desejando sucesso e que possam, digamos assim, gabaritarem a prova”, ressaltou.

Segundo a presidente da Instituição, deputada Catarina Guerra (União), a promoção desses eventos aproxima mais a população da Casa do Povo.

“A gente ajuda as pessoas a transformarem sonhos em realidade, buscando dar essa oportunidade. A gente sabe das dificuldades e, às vezes, os valores altos que os cursinhos particulares oferecem. Então, oferecemos essa possibilidade de um curso de qualidade, capacitação, com bons professores e com êxito, porque a gente acompanha os números de alunos aprovados”, destacou.

Método de ensino

Conforme o professor de informática, Roniere Freitas, além de separar questões que costumam cair com frequência em concursos públicos, os alunos puderam debater conteúdo e tirar dúvidas.

“Aqui a gente viu questões que caíram em provas de concursos, para saber de que forma elas aparecem, a metodologia, para que as pessoas saibam as pegadinhas que existem, para que os alunos tenham êxito melhor na prova”, pontuou.

O professor Rodeval Marques, lecionou legislação da guarda para o público e corrigiu diversas questões com os alunos. De acordo com ele, a matéria equivale a 40% da nota da primeira etapa.

“Foi bem proveitoso. Nós utilizamos algumas técnicas que já tenho experiência como professor e, acredito eu que, na minha disciplina e com as dos demais colegas, nossos alunos vão se sair muito bem no domingo”, avaliou.

O professor de legislação extravagante, Hoffman Rodrigues, recebeu com satisfação o convite para lecionar na Escolegis.

“Nós pincelamos as partes mais importantes da matéria e os itens que são realmente cobrados em prova. Foi um sucesso e uma missão muito grata. Na verdade, eu acabei realizando um sonho de entrar nesse projeto e ensinar pessoas que realmente necessitam”, salientou.

Aulas presenciais

Desde o começo de março, a Escolegis atende demandas dos concurseiros relacionadas ao concurso da Guarda Municipal. Foram três cursos preparatórios intensivos: nas unidades do Santa Luzia e Liberdade, com cem vagas em cada e no CAS Vila Jardim (Centro de Assistência Social) com 50 vagas, e aulas de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h.

Certame

O concurso será dividido em duas etapas, sendo a primeira composta de provas objetivas, exame de aptidão física, avaliação psicológica e exames médicos e toxicológicos. Já a segunda, abarca o curso de formação profissional e a investigação social.

Ao total, são ofertadas 150 vagas de nível médio, para o cargo de guarda civil municipal, carga horária de 40 horas semanais. A banca responsável pelo certame é a Cebraspe.

Para concorrer ao cargo, os candidatos devem apresentar certificado de conclusão de curso do ensino médio, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo órgão competente e Carteira Nacional de Habilitação, categoria, no mínimo, AB.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Eduardo Andrade