PROBLEMAS COMUNS
Presidente da ALE-RR enfatiza necessidade de alinhamento entre estados da Amazônia Legal para envio de demandas à União

Na segunda “Reunião Ampliada do Colegiado de Deputados e Deputadas do Parlamento Amazônico” (PARLAZ) realizada na Assembleia Legislativa do Pará nesta quinta-feira (27), o presidente do Poder Legislativo roraimense, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), pediu que as demandas da Amazônia Legal fossem amplamente discutidas e alinhadas para serem levadas ao governo federal.

O requerimento foi apresentado por Sampaio enquanto discursava na mesa de cerimônia para deputados dos estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, parte do Maranhão e Pará).

“Precisamos avançar nos transportes aéreo e rodoviário. As BRs 174 e 319 necessitam da atenção do governo federal. Há ainda a questão da regularização fundiária, que precisa ser enfrentada. É necessário dar atenção ao povo, aos agricultores da agricultura familiar e empresarial, criando as condições reais para buscar financiamentos. São muitas as causas comuns que os estados da Amazônia Legal têm”, destacou o presidente da ALE-RR.

A reunião do Parlamento Amazônico teve também a participação do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, e do superintendente do Banco da Amazônia, Valdeci Tose, além de representantes do governo do Pará. As pautas tiveram denominadores comuns: regularização fundiária, recuperação de estradas federais e a escassez da malha aeroviária para o Norte.

A presidente do Parlamento Amazônico, Edna Auzier (PSD-AP), pediu o fortalecimento da Amazônia nas pautas nacionais junto aos representantes do governo federal, que os discursos ganhem notoriedade e se tornem ação. “Temos riquezas, sabemos, mas ainda não conseguimos transformar estas riquezas em qualidade de vida para a população, que depende de nós”, complementou.

As demandas apresentadas na reunião vão complementar o relatório a ser encaminhado à União. “O objetivo maior é fazer com que esse documento chegue, de fato, ao governo federal e tenhamos um resultado efetivo”, afirmou Edna.

Os trabalhos foram conduzidos pelo segundo-vice-presidente da Assembleia Legislativa do Pará, o deputado Gustavo Sefer (PSD-PA), que enfatizou os desafios da Amazônia Legal. Ele aproveitou a presença do ministro das Cidades para criar uma agenda em Brasília para que os representantes estaduais tenham mais acesso à solução de problemas. “Para avançarmos, e tenho certeza de que conseguiremos”.

Comitiva de Roraima destaca pontos da reunião

A comitiva de parlamentares de Roraima foi a maior entre os Estados a participar do encontro, com dez deputados. Eles avaliam os avanços e esperanças de futuras resoluções de problemas crônicos para o desenvolvimento da região.

“O Parlamento Amazônico serve como uma caixa de ressonância de todas as demandas que são importantes para os estados da Amazônia. Trouxemos causas relacionadas às questões fundiárias, ambientais, à legalização da mineração”, explicou o deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União).

O deputado Marcelo Cabral (Cidadania) destacou a regularização fundiária e as péssimas condições das BRs. “É preciso deixar o nosso Estado com a garantia de produzir, ter seu documento em mãos, a licença ambiental e o título definitivo para que isso ocorra”.

“Nós, de Roraima, fazemos questão de participar efetivamente do Parlamento Amazônico, pois é um momento importante para unir forças e trazer qualidade de vida para a nossa Amazônia”, afirmou o deputado Armando Neto (PL).

Para a deputada Tayla Peres (Republicanos), é necessária a troca de experiência entre os estados. “Roraima trouxe cobranças em relação à BR-174 para que tenhamos celeridade na recuperação dessa rodovia, que é a porta de entrada do nosso Estado. Temos um problema grande que é a regularização das nossas terras”, avaliou.

Conforme o deputado Dr. Meton (MDB), a união e troca de informações podem garantir mais agilidade às demandas das unidades federativas. “Aqui podemos conversar e partir para uma discussão para buscar as soluções para os nossos estados”.

A mesma ideia defendeu o deputado Jorge Everton (União). “Muito se discute sobre a Amazônia, mas quem mora nela conhece as suas dificuldades e necessidades. Roraima foi o estado que menos devastou e aumentou sua produção agrícola. Precisamos melhorar nossas rodovias, a energia, descer do palanque e unir forças com a bancada federal para melhorar a vida da nossa população”, frisou.

Com a presença do ministro das Cidades, o deputado Isamar Júnior (PSC) tem esperança de que as demandas terão caminho encurtado até o governo federal.

Estiveram ainda no evento os deputados Lucas Souza (Pros) e Chico Mozart (PP), além de servidores do Poder Legislativo roraimense. A próxima reunião do Parlamento Amazônico será dia 18 de maio, no Acre.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Jader Souza