HANDEBOL
Amantes do esporte se atualizam sobre regras em oficina do Centro de Convivência da Juventude

A cada dois anos, a Federação Internacional de Handebol atualiza as regras do esporte. Para deixar atualizados os amantes dessa modalidade esportiva em Roraima, o Centro de Convivência da Juventude (CCJuv) da Assembleia Legislativa (ALE-RR) ministrou uma oficina voltada para árbitros, dirigentes e atletas. Mais de 40 pessoas participaram do treinamento, que deve ocorrer a cada dois anos, período em que deve ser feita outra atualização das normas.

De acordo com o árbitro Marcos Antônio Lima Quadros, responsável pela oficina, as regras atuais entraram em vigor em 1º de março de 2022. “No total, foram oito modificações, sendo a principal o tiro de saída, que deixou o jogo mais dinâmico, acelerando a partida e permitindo ao jogador mais chances de fazer gols. Outra mudança foi na qualidade da bola. Antes, os atletas tinham que usar resina nas mãos para manter a aderência”, explicou.

As novas bolas produzidas no mercado são feitas de um material que reduziu o peso em 25 gramas. “Estão com novo diâmetro, 13 centímetros de circunferência, proporcionando melhor empunhadura para o atleta”, detalhou.

A presidente da Federação de Handebol do Estado de Roraima, Elaine Morelato, ressaltou que a modalidade esportiva está sendo retomada depois de anos desativada.

“O último registro é de 1988. Fizemos um estudo em 2017 para resgatar a federação e a fundamos no ano passado. Começamos com o pé direito, pois já somos medalha de bronze no juvenil handebol de praia. Fomos campeões em etapas e agora estamos tendo olhos para o indoor, já estamos fazendo circuitos e a ideia é capacitar para iniciar a federação com pessoas adequadas às regras”, afirmou.

O árbitro Rangel Barbosa, que também é atleta do master, começou a jogar handebol em 1990. “Criamos o grupo ‘Lendários do Handebol’ para resgatar os atletas dos anos 1970, 1980, 1990 e 2000. Estamos realizando competições com esses esportistas de 35 a 42 anos. A relação com o esporte é uma paixão que entrou na minha vida em 1992 e não saiu”, contou.

A atleta Marcela Vitória Alves começou a praticar em 2002 e se apaixonou. “É sempre bom aprender, e as regras vão se modificando a cada ano. Aqui na cidade estão acontecendo alguns campeonatos e sempre que dá, a gente participa”, disse.

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Eduardo Andrade