Pular para o conteúdo

VIOLÊNCIA SEXUAL
Deputados aprovam PL para regulamentar atendimento prioritário a vítimas em hospitais públicos

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou nesta terça-feira (9) o Projeto de Lei (PL) nº 275/2023, de autoria da deputada Tayla Peres (Republicanos), que determina a afixação de cartazes com a Lei do Minuto Seguinte (Lei Federal nº 12.845/13) nos hospitais públicos do Estado. A norma trata do atendimento obrigatório e integral às vítimas de violência sexual.

De acordo com a autora da matéria, a medida é uma forma de reforçar as informações para quem busca ou trabalha nas unidades hospitalares. “É uma lei que existe, uma lei federal, para que os hospitais do SUS [Sistema Único de Saúde] informem aos pacientes sobre o atendimento obrigatório às vítimas de violência sexual”.

 

Caso sancionada, os hospitais de Roraima deverão afixar cartazes informativos em locais de fácil visibilidade com os seguintes dizeres em negrito: “LEI DO MINUTO SEGUINTE: SUA PALAVRA É A LEI! A Lei Federal nº 12.845, de 1º de agosto de 2013, garante o atendimento emergencial imediato e integral às vítimas de violência sexual, em todos os hospitais integrantes do SUS”.

A partir do momento em que a proposição se tornar lei em Roraima, o descumprimento causará responsabilização administrativa aos dirigentes das unidades hospitalares.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Jader Souza / Alfredo Maia

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas