Pular para o conteúdo

A PARTIR DOS 7 ANOS
Centro de Convivência da Juventude está com inscrições abertas para aulas de boxe

O Centro de Convivência da Juventude (CCJuv) da Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) está com inscrições abertas até 19 de maio para aulas de boxe, uma luta marcial milenar que coleciona no topo do pódio grandes nomes de atletas no Brasil. As aulas serão ministradas pelo professor Maycon Moreira.

As aulas, destinadas para crianças a partir dos 7 anos e adultos, vão se iniciar em 22 de maio e serão ministradas no novo polo do CCJuv, inaugurado nesta quarta-feira (10) no bairro Tancredo Neves, no Lions Clube Caçari, localizado na Avenida Carlos Pereira de Melo, 2733.

No total, serão quatro diferentes turmas, com aulas às terças e quintas-feiras, das 14h às 15h, das 15h às 16h, das 16h às 17h e das 17h às 18h, conforme informou a diretora do CCJuv, Beatriz Vasconcelos.

 

 

“A faixa etária é livre, mas a idade mínima para as crianças é de sete anos. Vamos formar turmas de acordo com a idade, obedecendo sempre a faixa etária. As turmas devem variar entre 15 e, no máximo, 20 alunos”, detalhou a diretora.

 

 

 

Os interessados na nova modalidade esportiva podem se matricular tanto no polo Tancredo Neves, quanto na Superintendência de Programas Especiais, localizada na Avenida Ataíde Teive, nº 3.510, bairro Buritis. No ato da inscrição, devem apresentar a carteira de identidade, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e comprovante de residência.

Beatriz explicou que, inicialmente, os alunos não precisam se preocupar em adquirir as luvas. “Nossa orientação é que comprem as luvas, mas que aguardem os dois primeiros meses de treino. É que dentro da metodologia tem um período de adaptação, onde são ensinadas algumas técnicas em que não há necessidade de ter as luvas”, orientou.

Ela ressaltou que as luvas são pessoais e que cada aluno tem que ter as suas. “Recomendamos que cada um tenha a sua porque luvas são como escova de dente, não dá para compartilhar”, exemplificou.

 

Quais os benefícios do boxe?

O responsável pelas aulas, professor Maycon Moreira, explica que os benefícios do boxe são inúmeros, pois é um esporte que exige muitos movimentos do atleta. “Um dos primeiros benefícios é o bem-estar, a melhora da saúde, em primeiro lugar. O boxe atinge vários grupos musculares, gera altos gastos calóricos, queima bastante gordura em pouco tempo”, explicou.

 

 

Apesar de ser um esporte de alto impacto, ele ajuda no relaxamento, já que a pessoa acaba descarregando as tensões diárias. “Melhora a autoestima e tem ajudado muitas pessoas a se livrarem da depressão, o chamado mal do século. Nas crianças, auxilia na parte cognitiva por conta da movimentação, pular para um lado e para o outro. Hoje em dia muitos adultos não têm coordenação motora justamente porque não tiveram acompanhamento nas brincadeiras. No boxe, a gente traz esse treino funcional para melhorar esse movimento”, explicou.

O fato das aulas serem gratuitas, disse o professor, é uma grande oportunidade, principalmente para quem tem aptidão pela luta, mas não dispõe de recursos para investir no esporte. A reportagem da Assembleia Legislativa fez uma consulta junto às academias que oferecem boxe em Boa Vista para saber quanto é a mensalidade. Em média, o mercado local cobra R$ 150 por mês.

“Pessoal, vamos aproveitar que é de graça, de segunda a quinta, das 14h às 18h. Vamos aproveitar e dar uma suadinha, movimentar o corpo, que é muito bom”, convidou o professor.

História do boxe

 

Aclamado como uma “nobre arte” e conhecido como pugilismo, os primeiros vestígios do boxe remontam ao ano 3.000 a.C., no Egito, sendo na Grécia Antiga, no século 7 a.C., que a modalidade começou a tomar cara de esporte. Nos séculos 18 e 19, ressurge na Inglaterra. Inicialmente, era praticado com as mãos descobertas, mas com a formulação das Regras de Queensberry, em 1867, nasce o boxe moderno, com três rounds de três minutos, segundo os sites Esportelândia e Rede de Esporte.

No Brasil, a modalidade esportiva foi trazida pelos alemães e italianos no final do século 19, e as primeiras lutas registradas foram nas docas de Santos e do Rio de Janeiro, praticadas entre marinheiros.

A luta se popularizou em 1960 com o maior boxeador brasileiro de todos os tempos, Éder Jofre, campeão mundial em 1961 e 1973. Depois entraram para história os pugilistas Luís Faustino Pires, Servílio de Oliveira e Adilson “Maguila” Rodrigues, seguido do baiano Acelino “Popó” Freitas (1990-2000), tetracampeão mundial de boxe, com três títulos de campeão mundial pela Organização Mundial de Boxe e um pela Associação Mundial de Boxe.

A luta marcial passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos em 1904, em Saint Louis. Em 1912, pelo fato de Estocolmo ter proibido, não houve competição.

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Eduardo Andrade/ Nonato Sousa

SupCom ALE-RR | 11.05.2023

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas