Pular para o conteúdo

PREVENÇÃO
Projeto de lei obriga clínicas a fornecerem protetores para pescoço em radiografias

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou nesta terça-feira (17), com 16 votos favoráveis, durante sessão ordinária, o Projeto de Lei (PL) nº 212/2022, que obriga o fornecimento de protetores de pescoço, por hospitais, clínicas e laboratórios, a pacientes submetidos a radiografias odontológicas, mamografia ou tomografia. A matéria será encaminhada para sanção ou veto do Poder Executivo.

Além disso, os estabelecimentos clínicos e médicos devem afixar cartazes para informar a importância do cuidado com os dizeres “Use o protetor de pescoço, ele previne o câncer de tireoide”. A exigência não ocorrerá quando o exame for feito em áreas específicas do pescoço.

“Está sendo noticiado que esse aumento se deve à falta de uso dos protetores, quando são feitos exames com raio X, em virtude da exposição direta, sem proteção adequada”, destaca o deputado Jorge Everton (União), autor do PL.

Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que há mais de 4,8 mil novos casos de câncer de tireoide no Brasil, sendo maior a incidência em mulheres. A doença atinge cabeça e pescoço. As chances de desenvolvê-la aumentam com a exposição à radiação, histórico familiar e dietas pobres em iodo.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Alfredo Maia/ Nonato Sousa

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas