Pular para o conteúdo

DESAFIOS E CONQUISTAS
TV Assembleia estreia documentário ‘Autismo: um mundo particular’ nesta sexta-feira (19)

O documentário “Autismo: um mundo particular” estreia nesta sexta-feira (19) na TV Assembleia, canal 57.3, às 13h30, com reprise às 19h30 e 23h30. A produção fornece uma visão honesta sobre os desafios e as conquistas de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares, que lutam diariamente por visibilidade, inclusão social e atendimento multiprofissional especializado nas unidades de saúde públicas e privadas de Roraima.

O distúrbio é caracterizado como um transtorno do neurodesenvolvimento presente desde o nascimento ou no começo da infância. Pessoas com TEA apresentam sintomas que podem comprometer, em níveis diferentes, habilidades sociais, sensoriais, de linguagem verbal ou não verbal, de autorregulação, entre outras. Por isso, a vivência do autista é complexa ou como o título da obra sugere: particular.

E é essa a impressão que o espectador tem ao acompanhar as nuances do transtorno no documentário, como no relato de perseverança do repórter da Rádio Assembleia (98.3) Rhadachy dos Santos Wakiyama, de 26 anos, o primeiro autista com laudo formado no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

 

Ou nos desabafos de mães como Rosilda Vaz, que aguarda o diagnóstico do filho Diego, de 8 anos, e compartilha os estigmas e preconceitos que cercam o distúrbio e a ausência de uma rede de apoio e assistência aos pacientes do interior do Estado, que ela tão bem conhece como moradora do município de Iracema, a 94 quilômetros de Boa Vista.

Há ainda no documentário imagens de crianças autistas dialogando com o mundo por meio da ludicidade e da terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada), em que cada estímulo conta e é comemorado como mais um passo rumo à independência e à qualidade de vida, e depoimentos de especialistas na área e de parlamentares estaduais, como do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Soldado Sampaio, e da deputada Angela Águida Portella, que está à frente do Centro de Apoio à Família (TEAMARR).

Parte do Programa de Atendimento Comunitário da ALE-RR, criado após aprovação da Resolução Legislativa nº 022/2021, o Centro atende desde 2021 crianças e adolescentes diagnosticados com TEA e realiza encaminhamentos e capacitação para familiares e profissionais da saúde.

Uma das passagens mais marcantes da obra é a de Francidalva da Conceição. A dona de casa é mãe de três filhos autistas com idades de 2, 7 e 15 anos que são atendidos pela instituição. Sua história desafiadora reflete a jornada – da negação à aceitação, do descaso médico à sobrecarga materna – de muitas famílias que sofrem com estereótipos que acompanham os autistas.

O documentário ainda destaca que o Poder Legislativo se dedica a aprimorar as políticas públicas por meio da aprovação de leis, indicações, promoção de audiências públicas e a construção do orçamento direcionado ao público-alvo.

O resultado desse mosaico é que, independentemente do segmento, para qualquer lugar que se olhe durante os 30 minutos de exibição, prevalece o sentimento de descoberta de um novo mundo repleto de experiências únicas, onde a compreensão e a empatia são fundamentais para alcançá-lo.

 

Roraima no mapa do autismo

Apesar do diagnóstico cada vez mais comum, estima-se que 1 em cada 36 crianças nasça com o transtorno do neurodesenvolvimento, segundo dados do Centers for Disease Control and Prevention (CDC). A principal dificuldade das famílias com autistas ainda é o acesso ao diagnóstico e tratamento realizado por equipes multiprofissionais especializadas.

De acordo com Camila Dall’Agnol, diretora da Rádio e TV da ALE-RR, um dos objetivos do documentário é, portanto, situar Roraima diante da demanda crescente.

 

“Buscamos mostrar esse material de uma maneira bem ampla e como o autismo é tratado em Roraima. Desde as dificuldades do Estado para atender essas pessoas à falta de profissionais para a demanda, bem como elas estão sendo assistidas pelas terapias, seja na rede privada ou no setor público. Trazemos essa problemática, mas também que é possível, sim, que o autista tenha qualidade de vida, conquiste seu espaço e metas, como mostra o jornalista Rhadachy”, afirmou.

Willians Dias, jornalista responsável pelo filme, observa que um dos trunfos da produção foi discutir o TEA de maneira acessível, para conscientizar a população e fomentar o atendimento.

“Esse foi um processo difícil, porque ao mesmo tempo em que estávamos falando sobre autismo também aprendíamos sobre ele. É muito importante a gente falar sobre o transtorno, porque ao difundir esse conhecimento podemos oferecer um melhor atendimento”, ressaltou.

 

 

Quem perder a estreia de “Autismo: um mundo particular” ou a exibição rotativa na grade de programação da TV Assembleia, 57.3, pode assisti-lo pelas redes sociais no canal do Poder Legislativo (@assembleiarr) no YouTube.

Na plataforma, o telespectador também encontra mais de 40 produções originais, que discutem inclusão, turismo, saúde, educação e questões sociais.

Ficha técnica

“Autismo: um mundo particular”, 30’, 2023.

Reportagem: Willians Dias

Produção: Francis Carvalho, Priscila Araújo e Willians Dias

Imagens: Claudinei Sampaio, Emackson Sarmento e Luis Garcia

Apoio técnico: Fred Farias, Leonardo Magalhães e Ramires Assis

Edição de imagens: Eduardo Maduro

Edição de texto: Camila Dall’Agnol

Revisão: Camila Dall’Agnol

Diretor de Programação: Bruno Almeida

Diretora de Televisão e Rádio: Camila Dall’Agnol

Superintendente de Comunicação: Sônia Lúcia Nunes

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Eduardo Andrade/ Marley Lima/ reprodução TV Assembleia

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas