OUVIDORIA ITINERANTE
Órgão do Legislativo auxilia poder público de Pacaraima na criação de instituições próprias

O órgão de escuta da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), a convite da Câmara Municipal de Pacaraima, promove nesta quinta (18) e sexta-feira (19) a “Ouvidoria Itinerante”, que tem como objetivo informar sobre a atuação, estrutura e funcionamento da instituição, bem como auxiliar na sua implementação nos órgãos do Legislativo e Executivo do município.

Na manhã desta quinta-feira, a visita teve início na Câmara Municipal com a palestra “Ouvidoria como ferramenta de gestão”, ministrada pelo diretor executivo Manoel Batista e destinada aos servidores daquela Casa Legislativa e gestores locais.

Conforme Batista, que explanou sobre o papel da ouvidoria e tirou dúvidas dos participantes, o projeto facilita a vida da população que não pode se deslocar até a capital.

“A intenção é que os munícipes tenham facilidade de acesso, tendo em vista que, parte deles, não tem essa condição de ir até o Parlamento estadual em Boa Vista para levar suas demandas”, informou.

A presidente da Câmara, vereadora Dila Santos (Solidariedade), destacou que a visita da equipe vai auxiliar no processo de construção de uma ouvidoria no prédio.

“Essa palestra foi de grande relevância para os nossos funcionários, e, com certeza, vai ajudar na implementação do órgão aqui na Câmara. Acredito que a população deve ser ouvida, e ele é um meio de receber as denúncias, sugestões. É um ótimo passo que a Assembleia Legislativa deu”, avaliou.

Para o vice-prefeito de Pacaraima, Simeão Peixoto (PV), que também participou do encontro, foi uma satisfação receber a equipe devido à aproximação que ela faz entre população e poder público.

“Entendemos que é um instrumento, uma ferramenta para o desempenho de uma boa gestão, seja ela no Legislativo ou Executivo, e, para nós, essa palestra vem justamente despertar a necessidade de a gente fazer a gestão participativa que é, no meu entendimento, hoje, o modelo que funciona no serviço público. Nós não temos mais tempo para ficar entre quatro paredes decidindo o que a população quer sem ouvi-la. Então, a ouvidoria vai nos ajudar muito”, declarou.

Da Câmara, a equipe seguiu até o prédio da prefeitura, onde foi recebida pela secretária de Educação, Alsione Alencar, que também conheceu um pouco sobre a atuação da Ouvidoria-Geral da ALE-RR.

À tarde, a ação seguiu com a palestra informativa “O que é Ouvidoria-Geral da ALE-RR?” para os alunos do ensino médio do Colégio Militarizado Cícero Vieira Neto.

Aodir Mendes é servidor público e tem duas filhas matriculadas na instituição de ensino cursando o 7⁰ ano do ensino fundamental e o 1⁰ ano do ensino médio. Ele soube da visita da Ouvidoria-Geral da Assembleia pelo WhatsApp e aproveitou a oportunidade para registrar sua reclamação.

“Precisamos que sejam construídas, urgentemente, mais salas de aula. Temos esse problema migratório, e está ‘inchada’ uma escola que deveria ser para 700 alunos e tem 1,5 mil. Precisamos do olhar dos governantes e administradores estaduais. A ouvidoria faz um trabalho muito bom, porque ali vão ser colhidos materiais que precisam ser resolvidos. Espero que, através dessa minha fala, venha algo para Pacaraima que possa ajudar os moradores”, frisou o servidor.

Nesta sexta-feira (19), ocorre uma panfletagem no centro comercial da cidade, a partir das 8h30, terminando às 10h30 com escuta ativa na quadra coberta de Pacaraima, onde a população poderá levar suas demandas, sugestões, reclamações ou denúncias.

“Todas as ouvidorias têm de 20 a 30 dias para dar uma resposta à população. Se a pessoa encaminhar uma demanda através de e-mail, nós respondemos por e-mail. Se for por WhatsApp, nós retornamos para o mesmo número. Se for pessoalmente, nós solicitamos um contato ou marcamos para que ela volte com a gente, tendo em vista que todos os dados de denúncias são protegidos, guardados e amparados por lei”, concluiu Batista.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Marley Lima