Pular para o conteúdo

FISCALIZAÇÃO
Procon da Assembleia Legislativa de Roraima participa do ‘Mutirão do Preço Justo’

Nesta quarta-feira (24), o Procon Assembleia, órgão de proteção e defesa do consumidor vinculado à Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), participa do “Mutirão do Preço Justo”, que visa monitorar a precificação dos combustíveis e garantir equilíbrio nas relações de consumo, após decisão da Petrobras, que reduziu R$ 0,44 por litro do preço médio do diesel e R$ 0,40 por litro da gasolina vendido às distribuidoras.

O monitoramento organizado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ocorre em duas fases, sendo a primeira, responsabilidade dos Procons municipais, estaduais e institucionais, que estão nas ruas das cidades pesquisando os preços médios (variação entre o maior e menor) cobrados por região.

 

 

“Essa iniciativa vem de uma reunião que aconteceu dia 18, conforme reclamações dos consumidores sobre os preços dos combustíveis. Após essa pesquisa que estamos fazendo, vamos enviar essas informações para o Senacon, responsável pela análise e início da segunda fase”, explicou a diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral.

 

O relatório com os dados coletados nacionalmente será apresentado ao público em 30 de maio. Já a segunda fase, se inicia na próxima semana com a análise e monitoramento dos combustíveis realizados pela Senacon em parceria com a ANP (Agência Nacional do Petróleo) a Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Além disso, o órgão deve criar um comitê permanente de monitoramento do setor.

Voz do consumidor

Os consumidores de um dos postos na Zona Oeste de Boa Vista foram surpreendidos com o mutirão. Alguns destacaram que a iniciativa é positiva, pois pode ajudar a coibir práticas abusivas.

“Eu abasteço geralmente três vezes por semana. O preço está meio salgado, mas dá para manter sim. E acredito que possa diminuir mais”, disse o militar Allan de Souza Pereira.

 

 

 

Por outro lado, houve quem expressasse ceticismo em relação à diminuição uniforme dos preços nas bombas. “Tem posto em que está mais barato, outros com valores mais altos. Eu ando o dia inteiro vendendo coisas, então vejo que em alguns locais compensa, mas não tenho expectativa de que diminua ainda mais este ano, só um milagre de Deus”, afirmou o vendedor Carlos Neto, que abastece o carro todos os dias.

A deputada Tayla Peres (Republicanos), presidente do Procon Assembleia, destacou a importância da participação dos consumidores, tanto da capital quanto de outros municípios, no envio de informações sobre os preços praticados nos postos.

“Eu até peço que as pessoas que moram no interior do Estado, nos municípios distantes, ajudem informando ao Procon o preço dos combustíveis, para que a gente possa formular um ofício e enviar para a Senacon, pois com isso chegaremos a um consenso para ver se está tendo um preço justo para o consumidor final. Convoco toda a população para que possa nos ajudar.”

 

As informações podem ser enviadas ao Procon Assembleia no número (95) 98401-9465 (WhatsApp) e devem conter o nome do posto, a localidade e os preços do diesel e da gasolina. Caso os consumidores se sintam mais confortáveis, também podem enviar fotos com as informações mencionadas.

 

Os consumidores também poderão registrar reclamações no formulário de denúncia da Senacon sobre irregularidades no mercado de combustíveis, no link: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=IAQJ60xE90OR8kuNpr_o4ce70Yu-xyFJqM_04J2TPrpUMFU0UUdVOTFIQk9OM0o4QUhIWlNIRlFZVi4u

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Alfredo Maia

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas