AUTOCUIDADO
Teamarr da ALE-RR encerra programação com mães de autistas sobre valorização da autoestima e saúde mental

O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), encerrou nesta quinta-feira (25) uma série de palestras e atividades de promoção à saúde de mulheres responsáveis por pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). A programação, que foi pensada em alusão ao mês das mães, proporcionou momentos para o autocuidado, autoestima e saúde mental das atendidas pelo programa especial da Casa Legislativa.

Os encontros contaram com profissionais que promoveram momentos de lazer, descontração e ginástica laboral, além de reuniões com as mães para compartilharem as vivências e os desafios enfrentados no dia a dia na criação dos filhos.

De acordo com a deputada Angela Águida Portella (PP), presidente do Programa de Atendimento Comunitário da ALE-RR, a programação pretendeu dar suporte às mulheres que enfrentam tantos desafios na rotina com os filhos autistas.

“Quando temos um autista na família, nós compreendemos que há toda uma readequação na rotina. Nesse sentido, o nosso objetivo é realizar momentos de carinho e cuidado com as mães, para que elas consigam olhar para si mesmas e pensem na própria saúde”, argumentou a deputada.

O encerramento contou com palestra da psicóloga do Teamarr, Rozianne Messa. Ela contou que as reuniões permitem que as mães tenham liberdade de expor os problemas. “Enquanto as mães estão reunidas conosco, os filhos estão em outra sala tendo atividades culturais ou pedagógicas. Assim, elas se sentem seguras ao ponto de ter a liberdade de expor os sentimentos oriundos não só da maternidade, mas principalmente de ser mulher”, analisou.

E são esses momentos que fazem a diferença na vida da empreendedora Valéria Vieira. Ela possui um filho autista de 15 anos e relatou como as atividades do programa da ALE-RR auxiliam na rotina da família.

“Cada vez que eu venho aqui no grupo, aprendo algo a mais que eu aplico no meu dia a dia, tanto com o meu filho quanto para mim mesma. Então, só tenho a agradecer a toda equipe do Teamarr por trazer mais qualidade de vida para minha família”, refletiu Vieira.

A empreendedora conta ainda que, graças às terapias disponibilizadas pelo programa do Legislativo, o filho adolescente conseguiu expressar os próprios sentimentos.

“Quando nós chegamos aqui no ano passado, meu filho não falava nada, não porque ele tem algum problema físico, mas sim, emocional da adolescência. Desde que ele começou a frequentar o Teamarr, passou a falar novamente e ainda melhor, pois hoje expressa os sentimentos e os gostos, coisa que nunca fez antes”, comemorou a mãe.

Sobre o programa

O Centro de Apoio à Família (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), atende crianças e adolescentes diagnosticados com transtorno do espectro autista (TEA) e realiza encaminhamentos e capacitação para familiares e profissionais da saúde.

A instituição tem duas equipes multiprofissionais, formadas por psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos e neuropedagogos, que atendem de manhã e à tarde.

O endereço do programa da ALE-RR é Rua da Jaqueira, 623, bairro Caçari. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Jader Souza