Pular para o conteúdo

EDUCATIVA E INFORMATIVA
Palestra da Procuradoria Especial da Mulher para alunos de escola estadual aborda violência doméstica e familiar

Uma equipe da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), órgão da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), proferiu uma palestra educativa e informativa de alerta à violência doméstica e familiar contra a mulher para alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Gonçalves Dias, nesta sexta-feira (26).

O evento faz parte do calendário de palestras que a PEM promove desde o início do ano letivo nas instituições de ensino, quando esclarece quais são os tipos de comportamentos considerados violência doméstica, bem como possíveis vítimas e agressores.

 

 

“É para dar uma orientação aos alunos para, caso eles presenciem ou vivenciem algum tipo de violência doméstica e familiar, saibam seus direitos e onde podem recorrer”, explicou a diretora do Chame, Hannah Gonçalves.

 

 

 

Conforme a gestora da escola, Marlene Ferreira, os alunos do 2º ano foram os escolhidos pois é geralmente nessa faixa etária que eles começam a se relacionar intimamente com outras pessoas e precisam ter mais conhecimento sobre o assunto.

“São as turmas que os professores identificaram que deveriam saber e aprender mais sobre o direito da mulher. Além de eles já terem relacionamentos entre si, também podem levar as informações e esclarecimentos para as suas famílias e outros colegas”, destacou.

 

 

 

O Chame dispõe de atendimento jurídico, psicológico e de orientação. O programa incentiva mulheres a romperem ciclos de violência doméstica e familiar, bem como a violação de outros direitos, por intermédio de uma equipe multidisciplinar que vai acolher, escutar, avaliar o caso e direcioná-las ao órgão competente.

“Além da informação e da violência em si, a gente fala para os alunos sobre o trabalho da procuradoria levado até quem precisar de atendimento”, concluiu Hannah.

A PEM fica na Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida. Os atendimentos presenciais ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (sem intervalo para o almoço) e no município de Rorainópolis, na BR-174, próximo à rodoviária. Há também o Zap Chame no número (95) 98402-0502.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas