Pular para o conteúdo

RODA DE CONVERSA
Projeto ‘Educar é Prevenir’ encerra semana de atividades sobre tráfico humano na Escola Estadual Monteiro Lobato

O projeto “Educar é Prevenir”, do Centro de Promoção às Vítimas de Tráfico de Pessoas, vinculado ao Programa de Defesa de Direitos Humanos e Cidadania (PDDHC) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), encerrou nesta sexta-feira (26) com uma roda de conversa na Escola Estadual Monteiro Lobato, localizada no Centro de Boa Vista, a semana educativa sobre tráfico humano.

Durante a reunião, a unidade de ensino discutiu o assunto com representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), Universidade Federal de Roraima (UFRR) e da Rede da Conferência dos Religiosos do Brasil denominada “Um grito pela Vida”.

Os palestrantes compartilharam experiências e conhecimentos, estimulando a reflexão e a conscientização sobre os riscos e as formas mais comuns do tráfico de pessoas, como trabalho análogo à escravidão, exploração sexual, remoção de órgãos e adoção ilegal, além de abordar medidas preventivas.

 

O assunto despertou a atenção de Ester Nunes, estudante da 2ª série do Ensino Médio, que ressaltou a importância do tema, especialmente para os colegas que não têm a oportunidade de discuti-lo em casa.

“Eu já fui assediada algumas vezes e, na hora, não sabia como agir, por isso acho bem bacana trazer esse assunto para a nossa escola, porque várias meninas não têm essa conversa em casa. Fazer esse alerta é muito bom”, avaliou a estudante.

 

 

Gardênia Vieira, chefe de ações de média complexidade da Setrabes, que faz parte da rede de proteção às vítimas, relatou que, no ano passado, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) atendeu 34 vítimas de tráfico e 393 casos relacionados ao abuso e exploração sexual, e somente até abril deste ano já foram registrados 262 casos. Ela ressaltou a necessidade de levar orientação diante do aumento nos casos.

“É essencial fornecer informações para que possamos não apenas atuar no atendimento às vítimas, mas também prevenir que esses crimes aconteçam. Fortalecer os adolescentes e crianças é fundamental para que saibam identificar situações de risco. Por isso, a educação sexual desempenha um papel crucial ao ajudá-los a conhecer seus corpos e saber quais áreas não devem ser tocadas. Nós, enquanto rede de proteção, precisamos agir”, disse.

Semana Educativa

Na segunda-feira (22), visando conscientizar a comunidade escolar sobre o crime de tráfico de pessoas, a Escola Estadual Monteiro Lobato recebeu banners e cartazes informativos. Já terça-feira (23), o corpo de funcionários, desde porteiros até gestores, participou de uma capacitação para identificar e acolher as possíveis vítimas.

Nos dias seguintes, quarta e quinta-feira, os docentes levaram o tema para as salas de aula. De acordo com o professor de História Félix Cândido, o projeto foi aprovado e seguirá sendo debatido.

“Nós fizemos uma pesquisa com alguns sites especializados, com alguns dados do governo federal. E foi trabalhado em sala de aula para que os alunos lessem as entrevistas e depois fizessem suas análises, na forma como é construído esse tráfico de pessoas. Uma coisa que a gente sentiu é que isso precisa ser mais debatido em sala de aula. Tanto é que estamos fazendo a exposição do que foi feito, mas, na próxima semana, as atividades dentro desse conteúdo continuarão”, destacou Cândido.

Socorro Santos, diretora do PDDHC, explicou que o combate ao crime é responsabilidade de todos, por isso o projeto instrui tanto os potenciais alvos quanto aqueles que estão fora dessa realidade.

“A criança e o adolescente estão na idade de vulnerabilidade e o aliciador sabe disso. A cada quatro minutos, uma criança sofre abuso sexual. A cada um minuto, uma é morta por qualquer tipo de violência. O Educar é Prevenir é esse momento de alertar os alunos sobre as armadilhas, e os funcionários, para todo mundo dentro da escola onde haja qualquer violência, a fim de que esse ator possa intervir procurando ajuda para as possíveis vítimas”, esclareceu.

Das 16h15 às 18h15, será a vez dos alunos do turno vespertino do Monteiro Lobato receberem a roda de conversa.

Os gestores escolares interessados em receber o projeto Educar é Prevenir podem procurar atendimento na sede do Programa de Defesa de Direitos Humanos e Cidadania, localizada na Rua Coronel Pinto, 524, bairro Centro, ou entrar em contato pelo e-mail traficodepessoas.rr@gmail.com. Essas iniciativas visam ampliar o alcance das informações e fortalecer a conscientização sobre o combate ao tráfico de pessoas em Roraima.

Confira a programação anual do ‘Projeto Educar é Prevenir’

MÊS

ESCOLAS

BAIRRO

Março

CEM Pastor Fernando Granjeiro Menezes Caranã

Abril

CME Professora Wanda David Aguiar

E.E Professor Hildebrando Ferro Bittencourt

Raiar do Sol

Bairro dos Estados

Maio

E.E Monteiro Lobato

E.E Gonçalves Dias

Centro

Canarinho

Junho

CME Camilo Dias Liberdade

Julho

CME Professor Carlo Casadio Cinturão Verde

Agosto

CEM Carlos Drummond de Andrade

EE Fagundes Varela

Pricumã

Nova Cidade

Setembro

CME Professor Severino Gonçalo Cavalcante

EE Jesus Nazareno de Souza Cruz

Dr. Sílvio Botelho

Caranã

Outubro

EE Professora Coema Souto Maior

CEM Dr Luiz Ritler Brito de Lucena

Tancredo Neves

Nova Cidade

Novembro

CEM Professora Maria de Lourdes Neves Pintolândia

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas