Pular para o conteúdo

VIOLAÇÕES
Especial da TV Assembleia revela exploração de pessoas em Roraima

Com o intuito de discutir e alertar sobre a exploração de pessoas para fins de escravidão sexual, trabalho forçado ou exploração sexual, a TV Assembleia, canal 57.3, exibe no jornal Assembleia Informa nesta quinta (25) e sexta-feira (26), a partir das 18h, e no canal da Assembleia Legislativa no YouTube (@assembleiarr), a reportagem especial “Exploração de Pessoas: Educar é Prevenir”.

Temas como abuso e exploração sexual infantil, trabalho análogo à escravidão e tráfico humano em Roraima são tratados, assim como outras situações decorrentes do comércio de pessoas.

 

 

“18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes e, para refletir sobre essa data, trouxemos outros temas, como o tráfico de pessoas e a exploração análoga à escravidão, que acontecem no Estado”, esclareceu a diretora da Rádio e TV Assembleia, Camila Dall’Agnol, sobre o projeto televisivo.

 

Educar é Prevenir

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) estimam que 2,5 milhões de pessoas são afetadas pelo tráfico no mundo, sendo uma violação grave dos direitos humanos que tem como alvo preferencial mulheres, crianças e adolescentes vítimas de tráfico sexual. Roraima, por ser uma região de fronteira, enfrenta desafios adicionais.

As matérias destacam as ações policiais, de resgate e apoio às vítimas. Entrevistas com forças de segurança (Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal) e especialistas na área mapeiam a situação local e demonstram a importância do trabalho conjunto para proteger e auxiliar aqueles que conseguem escapar do ciclo de exploração.

A ênfase é, portanto, na necessidade de educação e conscientização, com destaque para o trabalho pioneiro da Assembleia Legislativa por meio do Centro de Promoção às Vítimas de Tráfico do Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (PDDHC).

Desde 2017, o centro desenvolve o projeto “Educar é Prevenir”, que promove ações de prevenção nas escolas e campanhas de sensibilização da sociedade civil, buscando romper o silêncio que muitas vezes cerca esse crime, incentivando denúncias e formas de enfrentá-lo.

O Educar é Prevenir alcança e envolve diferentes públicos, desde crianças e adolescentes até profissionais de áreas relacionadas, como educadores, assistentes sociais e agentes de segurança pública.

Outro aspecto abordado é a exploração das vulnerabilidades sociais que tornam as pessoas mais suscetíveis ao tráfico, como a pobreza extrema, o desemprego, a falta de acesso à educação e a discriminação, que criam um caldo de cultivo para o tráfico de pessoas.

 

Para Willians Dias, produtor do especial, é de suma importância conscientizar a população sobre esses aspectos sociais e a gravidade do crime.

“A exploração de pessoas atinge principalmente aquelas em vulnerabilidade socioeconômica. Portanto, é importante trazer esse tipo de conteúdo na TV Assembleia para lançar alertas à população. E, como jornalistas, podemos fomentar esse debate, trabalhando a prevenção, o que é fundamental, pois é necessário que todos estejam envolvidos, o que inclui comunidade acadêmica, escolas e famílias, e se unam para debater esse assunto”, concluiu.

Quem perder a exibição no jornal Assembleia Informa poderá assistir ao compilado do material na grade de programação do canal 57.3, a partir do dia 29.

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Reprodução TV Assembleia (57.3)

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas