Pular para o conteúdo

DIA DOS NAMORADOS
Orientação do Procon Assembleia pode tornar data mais romântica

O Dia dos Namorados está chegando, data festiva em que o comércio varejista se prepara na expectativa de aquecer as vendas. Mas para que a programação não se transforme numa tormenta, os namorados devem estar atentos, principalmente na hora de comprar os presentes e nas reservas de restaurantes para compartilhar o momento romântico.

Levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e pelo SPC Brasil projeta que quase 100 milhões de pessoas deverão ir às compras. O número, se atingido, representará um aumento de 8% em comparação com 2022.

Os lojistas estão preparados para receber os clientes, mas o cliente está preparado para qualquer eventual situação que fuja do plano A? O que não se deve esquecer, segundo a diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral, é que a data, além de comemorativa, é comercial, quando os lojistas terão um movimento intenso, principalmente no dia 12 de junho.

“A gente sempre lembra aos consumidores para que tenham aqueles cuidados na hora da compra, principalmente porque as opções de presentes para essa data variam muito, e é preciso atenção aos direitos do consumidor. No caso de flores, é preciso atenção à quantidade, ao tipo de arranjo; nos restaurantes deve-se ficar atento aos serviços oferecidos e as taxas cobradas. O couvert, por exemplo, é permitido, desde que o consumidor seja informado antecipadamente”, explicou, destacando que o pagamento da taxa de serviço, aqueles 10% sobre o que for consumido, a popular gorjeta, é opcional, entretanto, em alguns restaurantes costuma-se, também, cobrar taxa por marcação de mesa.

Tanto para compras em loja física quanto on-line, é importante que o consumidor se certifique da possibilidade de troca, caso o presente não agrade ou não sirva. A diretora explicou que as empresas físicas não são obrigadas a trocar produtos que não apresentem defeitos.  “Se o presente for vestuário, bolsa, sapato, é importante o consumidor saber a política de troca da empresa, principalmente se tratando de produtos que não apresentam defeito, mas por questão de gosto do consumidor, tamanho de cor”, alerta Sobral.

A política de troca, com relação às compras feitas pela internet, é um pouco diferenciada, pois o consumidor tem direito a devolução de todo produto adquirido, mas é preciso se atentar ao prazo de entrega. “O consumidor tem um prazo de sete dias para desistência da compra a partir da data de chegada do produto, com retorno inclusive do frete. O que a gente espera é que com as dicas do Procon o pós compra seja de menos transtorno para o consumidor”, afirmou a diretora, ao reforçar que a meta do Procon Assembleia é colaborar para que esse dia seja realmente especial.

Data especial

Muita gente deixa para última hora. Mas há aqueles que se antecipam e vão juntos comprar o presente. “Não existe idade para quem ama!”. Essa é a opinião do aposentado José França Alves, 80 anos, que mãos dadas com a namorada percorriam as ruas do centro de Boa Vista.

 

 

 

Há cinco anos em um relacionamento amoroso com a aposentada Lúcia Correia, 65 anos, que conta orgulhosa como tudo começou. “Ele foi na minha igreja e me pediu em namoro. Aceitei e estamos juntos até hoje, no próximo mês já vamos nos casar. O Dia dos Namorados é uma felicidade, uma alegria para rapazes, moças, não somente para os jovens, mas para os velhos também. Eu comprei hoje o presente dele”, disse.

Alves contou que também já comprou o presente da musa. “A mulher está sempre em primeiro lugar, a gente tem que dar atenção, muito amor e carinho. O Dia dos Namorados é muito bom, é o dia da felicidade, o dia da gente namorar mais. Não tem coisa melhor que namorar, namorar é bom demais”, disse às gargalhadas.

Em um relacionamento amoroso há três meses, esse é o primeiro Dia dos Namorados que o servidor público Vitor dos Santos passará acompanhado. A expectativa em torno da data motivou o rapaz a pesquisar preços e objetos que se encaixem no bolso e principalmente no gosto da amada.

“É mais uma data importante, além de todos os outros dias que demonstro o meu amor por ela, e em busca de coisas para presentear com um kit bem legal. Ela merece muito minha dedicação por tudo que ela me faz, é maravilhosa a nossa convivência”, contou, com os olhos brilhando.

 

 

A gerente de uma loja do ramo de perfumaria e cosméticos, Gracilene Mota, contou que a loja está preparada para atender a todos os gostos e diferentes classes econômicas, pois os preços estão acessíveis.

“Este é um ciclo com muitas promoções, cada presente mais lindo que o outro. Temos presentes a partir de R$ 29,90 e kits montados pela fábrica. A novidade é que dentro desses kits estamos presenteando os nossos clientes com um outro presente. As vendas iniciaram e já recebemos muitos clientes comprando o presente do Dia dos Namorados. Mas muitos vêm mesmo é no dia 12. Nossa expectativa é muito boa com relação às vendas”, disse.

Em caso de dúvidas ou problemas com as compras, o consumidor pode procurar o Procon Assembleia, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na sede da Superintendência de Programas Especiais, localizada na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis. Também é possível buscar atendimento pelo WhatsApp (95) 98401-9465) e no endereço (al.rr.leg.br/procon).

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas