CURSOS PRESENCIAIS
Escolegis inicia aulas de bordado à mão livre para quem quer ganhar renda extra e relaxar

Bastidor, tecido de algodão, agulha, linha de meada ou linha de bordado e tesoura… Os itens e as técnicas básicas para bordados à mão livre começaram a ser ensinados nesta segunda-feira (12) em um curso oferecido pela Escolegis (Escola do Legislativo). As aulas acontecem na unidade localizada na Avenida Venezuela, bairro Liberdade, em Boa Vista.

No curso, os alunos têm a oportunidade de explorar uma técnica que oferece diversas possibilidades, incluindo a “geração de renda trabalhando em casa”, como destacou a professora Priscila Moraes.

Ela ressalta ainda que, inicialmente, as alunas aprendem a transferir o risco e entram em contato com os materiais básicos do bordado, como bastidor, linhas e pontos iniciais, permitindo que elas “bordem alguns riscos simples e produzam materiais para venda”.

Além do empreendedorismo, a professora elenca o aspecto terapêutico e a melhora da autoestima entre os benefícios do aprendizado.

“O artesanato em geral ajuda muito como terapia com a ansiedade, muitas vezes, depressão, pois ao aprendermos uma prática manual, mexemos com uma parte do cérebro, o que ajuda a nos tranquilizar, principalmente as mulheres que pensam em muitas coisas ao mesmo tempo. E ao concluírem uma peça, ainda há a sensação de realização que eleva a autoestima”, afirmou Moraes.

Uma das participantes das aulas é a costureira venezuelana Joseneida Dell Valle. Ela compartilhou sua motivação, destacando a importância de buscar aperfeiçoamento e criar peças exclusivas. “Vim aqui para me aperfeiçoar e ‘fazer exclusividade’, porque uma peça bordada nunca deve ser igual a outra. Então, estou fazendo isso para aplicar essa diferenciação no meu material”, afirmou.

Como costureira que trabalha por conta própria, ela destacou os desafios, como a dependência de consertos para garantir renda. Para a venezuelana, as novas lições de bordado, além de possibilitar a oferta de produtos aos clientes, ajudará a ocupar seu tempo de forma produtiva no Brasil.

“Eu trabalho costurando e como não tenho capital só estou trabalhando com conserto. A diferença do conserto é que se não chega cliente, a gente fica sem ter o que fazer, então isso aqui é outra coisa que preciso fazer para não ficar parada. Pois aqui é um país que não dá para ficar parado, tem que fazer alguma coisa e eu entendo que cada conhecimento que a gente aprende cada dia fica para nós. Agradeço a Deus e à Escolegis por essa oportunidade gratuita, pois eu não teria como pagar”, concluiu.

Outros oito cursos se iniciam nesta segunda-feira: Desvendando as redes sociais: tudo o que você precisa saber (das 8h às 12h – 20h); Redação oficial: padronização de documentos oficiais (das 14h às 18h – 20h); Elaboração do plano de compras (das 14h às 18h – 20h), Atendente de farmácia (das 18h às 22h – 40h); Libras básica (das 8h às 12h -40h); Cuidados com a saúde do idoso (14h às 18h – 40h ); Cuidador de aluno (14h às 18h – 40h) e Noções de primeiros socorros (das 18h às 22h – 40h).

Horário diversificado

Neste mês, a Escolegis abriu 1,5 mil novas vagas para 17 cursos presenciais gratuitos, sendo 10 disponíveis na unidade do Liberdade e 7 na unidade do bairro Santa Luzia, localizada na Rua Sólon Rodrigues Pessoa, 1313. Cada participante teve a oportunidade de escolher até três modalidades de cursos. Ao completarem as atividades de forma regular, eles receberão certificados.

O diretor da Escolegis, Brenno Carvalho, destacou que a grade de programação foi elaborada para atender alunos com diferentes rotinas.

“Hoje, estamos dando início aos cursos presenciais nas unidades do Liberdade e Santa Luzia. Nossa programação abrange os períodos da manhã, tarde e noite, para que os alunos possam encontrar um horário adequado para estudar. A Escolegis está constantemente promovendo capacitação gratuita com certificação em diversas áreas, incluindo oficinas e cursos voltados para administração pública e empreendedorismo”, explicou o diretor.

Confira a grade completa dos cursos presenciais do mês de junho da Escolegis:

Unidade Liberdade:

CURSO

PERÍODO

CARGA HORÁRIA

Bordados à mão livre

12 a 16/6 das 8h às 12h

Desvendando as redes sociais: tudo o que você precisa saber

12 a 16/6 das 8h às 12h

Artesanato em feltro (avançado)

19 a 22/6 das 8h às 12h

Dominando o canva: design criativo e profissional