CANAL ITINERANTE
Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa realiza palestras em Caracaraí e Iracema

A Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizou palestras nos municípios de Caracaraí e Iracema, nesta quinta-feira (15), com a finalidade de mostrar o poder da instituição como ferramenta de gestão, na entrega plena dos serviços públicos destinados à população.

Com o tema “Ouvidoria como ferramenta de gestão”, a ação foi direcionada aos vereadores, secretários do Executivo municipal, ouvidores e prefeitos. A intenção é incentivar e auxiliar as prefeituras e câmaras municipais na criação, implantação e interligação das ouvidorias à Rede Nacional das Ouvidorias, o Fala.BR.

“A Ouvidoria da ALE-RR não para, estamos levando nossas ações para todos os municípios, tanto para os gestores quanto para os munícipes, e tenho certeza que eles saem satisfeitos com as informações que recebem. Somos um elo entre a população e o Poder Legislativo, e quem quiser fazer denúncia, sugestão ou elogio é só procurar nosso canal”, explicou o ouvidor-geral, deputado Isamar Junior (PSC).

Em Boa Vista, a Ouvidoria-Geral da ALE-RR está localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1470, bairro Aparecida, com atendimento das 8h às 17h30. Em Rorainópolis, o núcleo funciona na rua Maranhão com a Ulisses Guimarães, S/N, das 8h às 18h.

O contato também pode ser feito virtualmente. Para isso, o interessado deve utilizar os números (95) 98402-2474 em Boa Vista, e o (95) 98402-7039 em Rorainópolis. Pode ainda acessar o canal via e-mail (ouvidoria@al.rr.leg.br) ou pela plataforma on-line disponível pelo link https://al.rr.leg.br/sistema-ouvidoria-geral/.

A prefeita de Caracaraí, Diane Coelho (Solidariedade), destacou que essa parceria com a Assembleia Legislativa fortalece ainda mais a entrega dos serviços aos munícipes, principal beneficiado com a interligação da ouvidoria do município ao sistema nacional.

“Quero parabenizar a Assembleia Legislativa pela atitude de trazer a Ouvidoria do Poder Legislativo até o município de Caracaraí. Não estamos interligados ao Fala.BR, mas já vamos providenciar. Vamos falar para os nossos servidores e para a população sobre a importância do órgão, que é um elo de informação entre o cidadão com os gestores”, disse Diane Coelho.

A Câmara de Caracaraí ainda não tem ouvidoria, mas depois de assistir à palestra e entender que a instituição garante a participação da população na construção de um município mais pujante, o presidente da Casa, Jailson Fernandes (MDB), já tomou uma decisão.

“Somos nós que recebemos as denúncias e cobranças, e a ouvidoria caminha junto. Conversei com o deputado Isamar, que já se propôs em trazer a equipe da Ouvidoria-Geral da ALE-RR para instalarmos o canal no Poder Legislativo do município. Assumi com o objetivo de mostrar para as pessoas que a Câmara existe, e a ouvidoria vai acrescentar porque teremos uma participação popular maior, vamos ouvir as demandas e transformar em requerimentos e indicações para cobrar do Executivo”, disse Fernandes.

Assim como no município vizinho, a Câmara Municipal de Iracema também não dispõe de ouvidoria. Mas a palestra, aliada à disponibilidade da Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa em auxiliar na criação, incentivou o presidente Edinho Silva (PP) a abraçar a ideia.

“Sabendo que Assembleia Legislativa de Roraima é parceira do nosso município, temos muito interesse em implantar a ouvidoria, que será mais uma ferramenta para a população interagir, e nós levarmos as demandas ao Executivo para melhorar a vida da nossa gente”, disse Edinho

Há um ano e meio à frente da Ouvidoria-Geral do município de Iracema, Rômulo Cruz contou que já está utilizando o órgão como ferramenta de gestão. “Agora estamos em movimentação para a interligação ao sistema Fala.BR. Algumas áreas do município, como Saúde e Educação, também já têm ouvidor. E as palestras são importantes para o munícipe saber como funciona e como denunciar as irregularidades. E chegando a nós, levamos até o prefeito para serem corrigidas”, afirmou Cruz.

PALESTRAS NAS ESCOLAS

Como a população é peça fundamental no trabalho da ouvidoria, a equipe do canal legislativo, realiza durante toda esta sexta-feira (16) palestras nos dois municípios do Sul do Estado, direcionadas a professores e alunos, mostrando como eles podem ajudar os gestores a entregar melhores serviços à comunidade.

“Nossas palestras são voltadas para o Legislativo e Executivo. Em um segundo momento nós voltamos para a população com palestras nas escolas direcionadas aos professores e alunos, e em seguida fizemos uma panfletagem no centro comercial e escuta ativa, recolhendo as demandas da população para trazer ao Parlamento”, detalhou Manoel Batista, diretor da Ouvidoria-Geral da ALE-RR.

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Jader Souza