Pular para o conteúdo

EMBARGO VENEZUELANO
Geraldo Alckmin garante que tratativas para liberação das cargas ocorra até sexta-feira (23)

No início da tarde desta terça-feira (20), em Brasília, o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, recebeu uma comitiva de deputados estaduais e a bancada federal de Roraima para tratar sobre o embargo na fronteira com a Venezuela. O encontro durou cerca de uma hora, sem a presença da imprensa.

De acordo com os parlamentares, Alckmin garantiu que o grupo de trabalho, que está em Caracas para dialogar com o Governo venezuelano, segue com as tratativas para liberação das cargas barradas na fronteira o mais rápido possível.

O vice-presidente disse aos políticos que sabe a importância do assunto e colocou o Itamaraty à frente das negociações. Segundo o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), o diálogo foi positivo. “Alckmin caracterizou como urgente a matéria e se comprometeu em promover o diálogo necessário junto ao presidente Lula e a vice-presidente venezuelana, Delcy Rodriguez, e encontrar até, no máximo, sexta-feira uma saída para as mais de 700 carretas que estão aguardando para entrar na Venezuela levando alimentos”, afirmou Sampaio.

A bancada federal foi representada pelos senadores Hiran Gonçalves (PP), Mecias de Jesus (Republicanos) e Chico Rodrigues (PSB), que articulou o encontro, além dos deputados federais Albuquerque (Republicanos) e Gabriel Mota (Republicanos).

Segundo o senador Dr. Hiran, o grupo de trabalho que está em Caracas para negociar com os venezuelanos, é liderado pelo embaixador Flávio Helmold Macieira. “Teremos certamente até sexta-feira uma regulamentação dessa questão. Esperamos que seja uma resposta positiva porque quando a Venezuela bloqueia a nossa exportação, além de gerar prejuízos, gera desemprego e aumenta o fluxo migratório de pessoas que estão fugindo da fome”, concluiu.

Para o senador Chico Rodrigues, Alckmin entende a relevância para os empresários brasileiros, até porque já foi governador de São Paulo e parte da mercadoria vem do Sudeste do país. “Ele tem consciência da importância estratégica e política de Roraima, com essa crise na fronteira. Ele nos garantiu que o governo federal está em contato direto com a Venezuela e acredita que logo a mercadoria seja liberada, até porque são produtos que eles precisam”, enfatizou.

Além dos deputados Marcos Jorge (Republicanos), Catarina Guerra (União), e Gabriel Picanço (Republicanos), o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP) participou do encontro. Denarium explicou que acredita em uma solução breve, mas enfatizou os prejuízos e a preocupação com a economia do Estado.

“É muito importante a manutenção da relação comercial com a Venezuela para que o comércio entre os dois países possa voltar à normalidade. Essa interrupção pode gerar um pacto financeiro negativo para as empresas exportadoras, inclusive causando desemprego”, salientou.

 

Por Camila Dall’Agnol

Enviada especial a Brasília/DF

Fotos: Jader Souza

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas