Pular para o conteúdo

INCLUSÃO SOCIAL
Escolegis certifica alunos do curso de Libras em cerimônia emocionante

Nesta sexta-feira (23), a Escolegis (Escola do Legislativo), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), realizou uma cerimônia especial de encerramento da turma da Língua Brasileira de Sinais (Libras), nível básico, da unidade do bairro Santa Luzia. Em tom entusiasmado, mais de 30 alunos receberam o certificado de conclusão do curso, validando os conhecimentos introdutórios daquela que é a segunda língua oficial do país.

Durante o evento, os alunos interpretaram canções e fizeram um pedido especial em Libras ao diretor da Escolegis, Brenno Carvalho. A solicitação da turma foi a continuidade da qualificação, agora para o nível intermediário.

 

“Vim para o encerramento do curso e percebi uma turma altamente comprometida. Os alunos apresentaram três músicas em Libras, o que realmente é gratificante e demonstra que todo o trabalho feito pela Escolegis tem destinação correta. Já me comprometi e vamos fazer uma nova turma intermediária de Libras aqui na unidade Santa Luzia”, confirmou o diretor.

Um dos alunos certificados foi Mikeias de Souza, de 15 anos. Animado com o que aprendeu, ele afirmou que as aulas superaram todas as expectativas.

“Confesso que eu não estava muito animado, mas acabei vindo fazer o curso e me apaixonei. Esses conhecimentos vão me ajudar bastante no meu futuro profissional e pessoal, pois poderei me comunicar melhor com outras pessoas. Quem sabe não siga carreira e me torne um intérprete?”, disse o jovem entusiasmado.

Já Ester Cardozo, acadêmica de Gestão Pública, destacou o caráter inclusivo do curso e apontou o que a motivou a cursá-lo. “Acredito que seja muito importante a inclusão social, pois tenho um amigo surdo e não sabia me comunicar direito com ele. A ideia é que a gente possa aprender Libras e possibilitar ainda mais a inclusão dessas pessoas”, declarou.

A instrutora do curso, Claudia Borges, elogiou o empenho dos alunos e destacou a importância da inclusão da comunidade surda na sociedade.

“Por exemplo, quando vamos para um outro país e não sabemos a língua, ficamos perdidos, sem nos comunicarmos. Da mesma forma é o surdo dentro da nossa sociedade. Então, a disponibilização desse curso para a comunidade em geral, com o intuito de realizar essa comunicação com os surdos, é de suma importância”, ressaltou a professora.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Jader Souza

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas