AÇÃO PREVENTIVA
Procuradoria da Mulher da ALE-RR promove palestra educativa sobre violência para alunos da Escola Diva Lima

Na manhã desta terça-feira (27), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), promoveu uma palestra educativa para mais de 30 alunos do oitavo e nono ano da Escola Estadual Profª Diva Alves de Lima, no bairro São Francisco. A iniciativa visa preparar esse público para lidar com problemas relacionados à violência doméstica e de gênero, tanto dentro de casa quanto nas ruas.

O evento contou com a presença de uma equipe multidisciplinar, composta de psicóloga, assistente social e advogados do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) e do Centro Reflexivo Reconstruir, ambos da PEM/ALE-RR. Durante a palestra, foram abordados diversos assuntos, incluindo a importância da igualdade de gênero, o combate à violência contra a mulher e os serviços disponibilizados pelos programas da Casa Legislativa.

Para Glauci Gembro, diretora da Procuradoria Especial da Mulher, o balanço das ações nos estabelecimentos de ensino é bastante satisfatório, tendo em vista que as informações sobre combate à violência doméstica têm refletido nos atendimentos realizados no Chame.

“Nós finalizamos o ciclo de palestras neste primeiro semestre com o atendimento de 13 escolas, sendo o resultado bem positivo, pois percebemos como a informação tem ajudado tantas pessoas. Afinal, além de assistirem à palestra, os alunos levam o material informativo para casa, onde seus pais conhecem a rede de proteção, os tipos de violência e com isso nós temos sentido um aumento no atendimento presencial na Procuradoria da Mulher. Sendo assim, voltaremos em agosto e continuaremos essa importante ação”, enfatizou Gembro.

Aluna do nono ano do ensino fundamental, Ana Clara Altoé estava atenta à palestra e tirou algumas dúvidas com a equipe da Assembleia Legislativa. Ela contou as razões pelas quais estava tão interessada nas informações passadas pelos palestrantes.

“No ano passado, foram noticiadas muitas agressões contra as mulheres e, às vezes, a gente se pergunta como se proteger quando alguma violência acontecer. Na palestra, aprendi que muitas vezes a violência é disfarçada e, por isso, é necessário estar atento para verificar se não há nada mais aprofundado. Isso é uma questão muito séria, que pode ocorrer com algum parente ou vizinha, e aí consegui esclarecer as dúvidas com a equipe”, disse a menina.

A gestora da escola, Nádia Santos, destacou que o evento é mais um reforço para o combate à violência doméstica e familiar, principalmente após a pandemia do novo coronavírus.

“Nós já tivemos funcionários, mães e alunos que sofreram violência doméstica, principalmente no período pandêmico. Então, a palestra é um ponto-chave para fazermos esse chamamento, pois esse tema é de suma importância para desenvolvermos o aspecto psicológico de cada integrante da comunidade escolar e, assim, integrá-los novamente à sociedade”, disse a gestora.

Para o segundo semestre, a Procuradoria da Mulher continuará os ciclos de palestras nos estabelecimentos educacionais a partir de agosto. Antes, a equipe do programa especial da ALE-RR realizará panfletagem no Hospital Coronel Mota e na Defensoria Pública do Estado (DPE-RR).

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Eduardo Andrade