POLÍTICA E CIDADANIA
Integrantes do Programa Câmara Jovem de Pacaraima vão conhecer a Assembleia Legislativa de Roraima

Na manhã desta terça-feira (27), houve a posse dos nove integrantes da 1ª edição do Programa Câmara Jovem de Pacaraima. Vivenciar o papel do vereador na elaboração de políticas públicas em prol da população é um dos objetivos do projeto que tem o apoio da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Os jovens vão participar de uma sessão plenária do Parlamento Estadual nesta quarta-feira (28).

Na Câmara Municipal, a posse e a eleição da presidência e dos demais membros da Mesa Diretora foram os momentos mais esperados pelos jovens vereadores e os familiares.

“A política é um assunto para todos e está em todo canto”, expressou Gabriele de Souza, de 16 anos, que fez o juramento em nome dos vereadores jovens. Para se candidatar, ela apresentou uma proposta de melhorias na saúde da população. “Por lei, a saúde é um direito de todos. É algo que precisa ser trabalhado no município, com o fornecimento de medicamentos e mais médicos atuando nos hospitais. É muito bom expressar o que pensamos e representar as pessoas”, contou.

Na solenidade, houve o sorteio para definir os vereadores padrinhos dos jovens, para auxiliar no processo de atuação do programa com duração de um ano. De forma simbólica, o jovem recebeu um broche.

Para a eleição da Mesa Diretora, duas chapas se inscreveram. A chapa n° 2, presidida por Lucas Santos, de 19 anos, foi a vencedora com cinco votos. Ele adiantou os próximos passos.

“Quero fazer parcerias com os meus colegas da outra chapa para promover melhorias para a nossa população. Um dos meus projetos é na área da saúde. Atualmente, em nosso município, tem muitas comunidades sem acesso a medicamentos e tratamento. A ideia é buscar soluções com os parlamentares”, adiantou o presidente eleito da Mesa Diretora do programa.

Os integrantes do programa são jovens de até 19 anos do ensino médio do Colégio Militarizado Cícero Vieira Neto, eleitos pelos próprios estudantes em 13 de junho. As inscrições ocorreram no período de 26 a 30 do mesmo mês.

Por meio da Resolução nº 022/2023, foi criado o Programa Câmara Jovem de Pacaraima. A proposta do projeto é proporcionar a reflexão sobre política, formação da cidadania e a vivência parlamentar. “É importante que tenha essa proximidade da Casa com a próxima geração do município. Os jovens terão um ano de mandato e vão interagir. Eles apresentarão os requerimentos aos vereadores e os projetos poderão ser votados na ordem do dia”, justificou a presidente da Câmara Municipal, vereadora Dila Santos (Solidariedade).

A unidade de ensino ajudou no processo de inscrição, votação e na elaboração da proposta. Os estudantes demonstraram interesse sobre política e união para eleger os colegas, informou a gestora pedagógica, Maria de Jesus. “Apesar do pouco tempo, eles se mobilizaram muito rápido. A escola ficou surpresa. A unidade vem com esse papel de contribuir para um cidadão crítico e reflexivo. Os alunos envolvidos com o processo legislativo, buscando melhorias e representando a população, isso mostra que estamos no caminho certo, pois eles são o nosso futuro”, destacou.

Neste primeiro momento, os jovens estão participando de uma programação, com duração de cinco dias, que envolve visitas, oficinas, palestras e reuniões referentes ao processo legislativo desde as atividades das comissões até a deliberação de projetos de lei.

No decorrer da semana, os participantes vão conhecer os prédios da Prefeitura de Boa Vista, Câmara Municipal de Boa Vista, Governo do Estado de Roraima e o TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima).

A Assembleia Legislativa de Roraima é uma das parceiras do programa, e nesta quarta-feira (28) receberá os jovens vereadores. Os integrantes vão conhecer o rito de uma sessão plenária ordinária e trocar experiências com os deputados estaduais.

O programa tem como parceiros a Prefeitura Municipal de Pacaraima, Secretaria Municipal de Educação, Cultura de Desporto (SEMECD) e Fundação Ulysses Guimarães.

Na solenidade, estavam presentes os vereadores Irmão Grande (PSDB), Júnior da Téia (PRTB), Rodvan Alves (Solidariedade), Arlindo do Táxi (Republicanos), Teco Paixão (Republicanos) e Francisco Melo (Republicanos).

Conheça os integrantes da 1ª edição do Programa Câmara Jovem de Pacaraima:

1. Angie Nakai Mansilla Campos
  2. Antônio Paulo Oliveira