DELICADEZA
Artesanato em feltro abre possibilidades para renda extra de alunos da Escolegis

Linha, agulha, feltro, criatividade e disposição. Foram os principais ingredientes usados pela turma de Artesanato em Feltro da Escolegis, Unidade Santa Luzia, zona Oeste de Boa Vista, nesta última semana, encerrada nesta sexta-feira (7) com certificação e apresentação do trabalho elaborado.

A turma de nível avançado conheceu técnicas para confecção de guirlandas, cores e texturas. Ao todo, 12 cursistas participaram das aulas ministradas pela professora Priscila Moraes.

Anísia Gomes é dona de casa e participa desde o módulo iniciante. Ela tem paixão por artesanato e encontrou no feltro novas possibilidades de renda extra para casa. “É uma terapia e para quem não trabalha é a chance de ter uma renda. Eu já encomendei algumas argolinhas para fazer chaveiro e já fiz essa aqui [uma guirlanda] sem nome para deixar pronta para uma encomenda”, adiantou.

Antes de participar das aulas, Anísia não sabia o que era o feltro. Nas aulas, deparou-se com os desafios da costura e da combinação de cores, mas os conhecimentos absorvidos por ela facilitarão o trabalho em diante. “Temos que saber combinar, vai de gosto para gosto e trabalharemos com os gostos das pessoas”.

Para a maquiadora Ellen Beltrão, este foi o primeiro contato com o artesanato em feltro. Por gostar de trabalhos manuais, e dedicar a atenção ao aprender, conseguiu acompanhar as colegas de sala oriundas de outras etapas. “Foi desafiador, mas a professora foi maravilhosa, paciente, achei que me saí bem e gostaria de mais cursos assim para podermos vender e termos mais uma renda”, contou.

A professora Priscila Moraes destacou a satisfação em acompanhar e ver o interesse das participantes em seguir pelo caminho do artesanato. “O objetivo principal é fazer com que elas tenham uma geração de renda, muitas não podem sair de casa por causa das crianças, às vezes os maridos estão desempregados e elas se veem de mãos atadas pela renda familiar e outras se veem até com a autoestima melhor por fazer algo com as próprias mãos e elas admirarem o que fizeram”.

Neste módulo, elas aprenderam a estruturar guirlanda, enfeite utilizado para adornar portas de quartos de bebês e até mesmo como símbolo do Natal. “O que fazer para deixar nesta forma por dentro, a maneira como confeccionar também”, explicou Priscila.

A primeira turma de Artesanato em Feltro da Escolegis ocorreu em abril deste ano, seguido do nível intermediário realizado em maio. Em junho, a instituição da Assembleia Legislativa de Roraima continuou com o nível avançado.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Nonato Sousa