ESCUTA ATIVA
Ouvidoria Itinerante da ALE-RR recebe demandas durante panfletagem na Feira do Produtor

A Ouvidoria Itinerante da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizou na manhã desta sexta-feira (7) uma panfletagem na Feira do Produtor com o intuito de informar a população sobre os serviços oferecidos pela instituição, podendo o cidadão utilizar o canal para denunciar, reclamar, sugerir e até elogiar os serviços públicos.

O ouvidor-geral, deputado Isamar Junior (PSC), acompanhou a ação e durante as abordagens ouviu feirantes e consumidores, que aproveitaram a ocasião para solicitar melhorias para a Feira do Produtor.

A dona de casa Rosana Maia conhecia superficialmente o trabalho da ouvidoria. Ela contou que sempre vai à Feira do Produtor, e costuma levar pessoas de outros estados para visitá-la, já que retrata um pouco da cultura local, mas que fica decepcionada com a infraestrutura, que, segundo ela, deveria ser um cartão-postal.

“Sempre venho à feira comprar coisas regionais. Eu falei para o deputado sobre a questão da entrada porque temos amigos que vêm conhecer o Estado e trazemos para ver os produtos. Mas, quando a gente chega nessa entrada, a rua é muito feia, com lama, esgoto, enfim, causa vergonha, pois poderíamos ter uma entrada bonita e agradável”, disse Rosana.

A dona de casa Edilene Maria da Silva, 61 anos, é frequentadora assídua da feira, até porque é moradora do bairro Calungá. Ela também foi uma das consumidoras que falou sobre a infraestrutura da feira, relacionando-a uma questão de saúde pública.

“Como frequentadora da feira, vejo muita sujeira, odor muito forte, a rua lá de fora cheia de buracos e lama, camelôs, tudo desorganizado. Peço atenção das autoridades, que dê uma geral, faça uma coisa mais organizada, até pela questão da saúde, afinal aqui se vende alimento, e se de repente a gente pegar uma dengue… Os feirantes cuidando do seu espaço e as autoridades fazendo sua parte, fica melhor”, sugeriu.

Vanderlei de Oliveira Campos tem 38 anos e começou a trabalhar na feira com a mãe dele, a agricultora Carmélia da Silva, 61 anos, em 1998, quando tinha apenas 8 anos de idade, ou seja, ele se criou na feira. Se os consumidores, que estão de passagem pelo local, reclamam que fede e é sujo, imagina a situação dos feirantes que usam o ambiente como a segunda casa.

“O telhado, quando chove, temos que ‘lonar’ a banca. O piso tem muitos buracos, acumula sujeira e cria bichos. Se lavar, não tem como tirar água. A limpeza externa, eles fazem, assim como coleta de lixo. Se a gente reclama na administração, o administrador diz que não pode fazer nada, que não tem verba. O rapaz da secretaria veio tirar as goteiras, mas onde ele mexeu ficou pior. O secretário vem à feira, olha, anda para lá e para cá, mas não resolve nada”, contou Vanderley.

A infraestrutura precária, garante o feirante, afugenta a clientela. “O cliente abandona a feira porque não tem as mínimas condições de fazer suas compras. A feira só se mantém porque as pessoas gostam dela. Mas quem gosta mais de higiene, vai para o mercado. Eles acham que o produto está contaminado”, reforçou.

Depois de ouvir as demandas da população e dos feirantes, o deputado Isamar Junior disse que vai trabalhar com a Assembleia Legislativa e o Poder Executivo para resolver a situação.

“Vamos à Secretaria saber qual o motivo da falta de limpeza dentro da Feira do Produtor, e ver o que podemos fazer para melhorar tanto a vida da população quanto dos vendedores. Muita gente ainda não conhece a ouvidoria, que é um elo entre a população e o Legislativo, por isso viemos entregar panfletos e fazer a escuta ativa, para que a população saiba que existe esse canal para levar as demandas”, disse o parlamentar.

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Alfredo Maia