DIA DO COMERCIANTE
Procon Assembleia atua para manter equilíbrio nas relações de consumo

Em 16 de julho é celebrado o Dia do Comerciante, uma data que destaca a relevância dos profissionais que impulsionam a economia e promovem a comercialização de bens e serviços. Nessa ocasião, é importante ressaltar a parceria entre o Procon Assembleia e os comerciantes de Roraima, evidenciando a importância desse trabalho conjunto para garantir a qualidade dos produtos, a defesa dos direitos do consumidor e o desenvolvimento do comércio.

“Quando você trabalha com clientes, existe muita responsabilidade na prestação de serviços, de contratar pessoas preparadas, capacitadas e que têm um entendimento voltado para excelência no atendimento”, ressalta o gerente regional da rede de uma rede de supermercados de Boa Vista, José Nadison.

No setor comerciário desde os 18 anos, quando descobriu sua paixão pelo atendimento ao cliente, Leonardo Acrópole, que é proprietário de uma loja de roupas masculinas, destaca que trabalhar no ramo é uma tarefa fácil, mas, com empenho, dedicação e esforço, os bons frutos virão.

“O principal desafio é ficar se atualizando, procurando sempre trazer novidades.  Você tem que se reinventar todos os dias, tem que procurar sobre o que é tendência, estudar sobre a sua equipe, como você pode investir no atendimento, afinal os seus clientes são o que compõe a vida do seu negócio”, pontua.

Para Acrópole, o trabalho do Procon Assembleia é fundamental nas relações de consumo. “O órgão nos auxilia na melhor forma de trabalhar com o cliente. Por exemplo, você tem um código de consumidor, você tem as instruções, o que deve ser feito. Quem trabalha no comércio, tem que sempre estar antenado”, enfatiza.

Conforme a diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral, o papel do órgão de defesa Legislativo é exatamente esse: manter a relação entre consumidor e fornecedor em equilíbrio, conforme preconiza o Código de Defesa do Consumidor (CDC). “Logo, a proximidade entre consumidor, Procon e fornecedores só tem a agregar, quando falamos em relação consumerista”, disse.

O Procon Assembleia promove, de acordo com Sobral, atividades externas para fornecedores de produtos e serviços, como palestras, adesivação, panfletagem e o fortalecimento de campanhas em datas comemorativas comerciais.  “O pedido é solicitado pelo fornecedor de serviços, diretamente ao órgão de defesa do consumidor do Poder Legislativo”, ressalta.

Em caso de dúvidas ou problemas nas relações de consumo, o Procon Assembleia está à disposição dos consumidores e fornecedores de serviços, das 8h às 18h, sem intervalos. O órgão funciona na Superintendência de Programas Especiais, na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis. Ou ainda pelo atendimento remoto no WhatsApp (95) 98401-9465 e no site al.rr.leg.br/procon/.

Texto: João Gabriel Grana

Fotos: Jader Souza / Eduardo Andrade/ Marley Lima