Pular para o conteúdo

VISITA TÉCNICA
Presidente da Comissão da Família da ALE-RR recebe equipe do Conanda para abertura de diálogo com o Legislativo

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Família, da Mulher, da Criança, do Adolescente e de Ação Social, deputada Joilma Teodora (Podemos), recebeu uma equipe do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) nesta quarta-feira (16), para discutir ações sobre a situação dessa parcela em Roraima.

Em novembro deste ano, acontece a 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (12ª CNDCA), e, desde maio do ano passado, o Conanda percorre o Brasil para conhecer as realidades de cada Estado, situações de desproteção e pensar em políticas públicas que atendam às demandas dos envolvidos.

A conferência é dividida em etapas, que consistem em um processo de diálogo sobre políticas e ações de promoção dos direitos humanos de crianças e adolescentes em todas as esferas. A visita a Roraima faz parte da etapa estadual, que será finalizada no fim deste mês.

“A gente veio aqui, na verdade, com uma agenda principal, que é a Conferência Estadual, onde vamos trabalhar com os eixos e conhecer a realidade do Estado como um todo. Conhecer também as situações dos indígenas, dos imigrantes, enfim, da população”, explicou a vice-presidente do Conanda, Marina Poniwas.

O conselheiro Paulo Tadeu Neves, que também é membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima (Cedcar-RR), salientou a participação de todos os atores no processo.

“É importante ter esse diálogo com a sociedade local, fortalecer o sistema de garantia dos direitos desses jovens, e promover essa conversa com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, envolvendo, também, os movimentos sociais e toda a rede de proteção”, ressaltou.

Para a presidente da comissão, a visita vai propiciar que os representantes avaliem de perto a situação dessa população vulnerável. A parlamentar ainda ressaltou que é através da união entre as entidades que a realidade tende a mudar.

“A gente precisa muito de políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes roraimenses, migrantes e indígenas. A Assembleia Legislativa, como sempre, estará de portas abertas. Tenho certeza de que, unindo forças, os conselhos, instituições e Poderes, vamos conseguir mudar a realidade do nosso Estado, e cuidar, realmente, de quem precisa que são as crianças e os adolescentes”, ponderou Teodora.

Também participou do encontro, o superintendente de Programas Especiais da Assembleia Legislativa, Pablo Sérgio. A 12ª CNDCA tem como tema principal as mudanças que a pandemia de covid-19 trouxe para a vida de crianças e adolescentes.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Alfredo Maia

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas