JOGO INTELIGENTE
Participantes de oficina promovida pela ALE-RR conhecem história do xadrez

Conhecer um pouco da história do xadrez, os benefícios para quem se dedica a essa modalidade esportiva e algumas curiosidades do jogo foram o foco do primeiro dia da oficina ofertada pela Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) em parceria com a Federação Roraimense de Xadrez, que se iniciou na noite desta quarta-feira (16) e se estende até sexta (18), com as aulas a partir das 9h.

O ministrante e campeão internacional de xadrez Elcio Mourão, além de contar como surgiu o jogo por meio da história oral, mostrou também alguns pequenos vídeos sobre o papel dos personagens: rei, rainha, bispo, cavalo, torre e peões, no contexto da sociedade da época, em que a principal tarefa de todos era proteger o rei. Entre as curiosidades apresentadas pelo professor, está a de não fotografar os competidores com flash para não desconcentrar os jogadores.

“Durante esses três dias, vou mostrar um pouquinho do que é o xadrez, as oportunidades que ele oferece tanto como esporte quanto uma prática social, alguns temas interessantes, pois até uma pessoa leiga pode jogar, desde que se interesse e comece a desenvolver um entendimento do que é o jogo”, explicou o professor.

O diretor-executivo da Superintendência de Programas Especiais, Fabiano Vieira, reforçou que a parceria com a federação tem como finalidade atender a comunidade. “A superintendência proporciona várias atividades esportivas para a comunidade e o xadrez não poderia ficar de fora. Quem não veio hoje, pode comparecer nesta quinta e sexta-feira, a partir das 9h, na Superintendência do Programas Especiais. Todos estão convidados”, disse.

O presidente da federação, Helder Girão, disse que está é uma oportunidade ímpar para quem está fazendo a oficina. “Para a federação, é da maior relevância porque Elcio Mourão é árbitro internacional de xadrez, ou seja, é alguém que é reconhecido não só no Brasil. Para nós, é muito significativa essa parceria com a Assembleia Legislativa”, afirmou Girão, ao destacar que Mourão vai arbitrar o Torneio Regional Norte de Xadrez Amador.

Vinícius Carvalho de Campos tem 12 anos e joga xadrez desde os 7, e é um dos inscritos na oficina. Ele conta que a paixão pelo esporte trouxe muitos benefícios. “O xadrez melhora a concentração e tem outros vários atributos, além de ser divertido jogar com os amigos. Foi muito difícil no começo porque eu não conhecia muito as aberturas, só que eu já sabia o movimento. Com o passar do tempo, eu fui desenvolvendo novas técnicas, aberturas e agora eu jogo bem”, contou, ao lembrar que venceu um campeonato na Prefeitura de Boa Vista.

O servidor público Marcus Vinícius Duarte, ao tomar conhecimento sobre a oficina, resolveu relembrar as jogadas de quando era mais jovem. “Quando eu era mais novo, jogava xadrez, só que com o tempo fui me distanciando. Anos depois, voltei a jogar casualmente, e aí surgiu esse curso”.

Marilena Freitas

Fotos: Marley Lima