Pular para o conteúdo

PARLAMENTO JOVEM
Eleição para deputados de programa da Assembleia Legislativa de Roraima acontece nesta sexta-feira (18)

A eleição dos 24 deputados do Parlamento Jovem Roraimense da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) será realizada nesta sexta-feira (18) com sessões eleitorais em todas as seis escolas que participam do programa. As urnas eletrônicas, sob o comando do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR), parceiro da Secretaria de Estado da Educação e Desporto (Seed), serão abertas às 8h com encerramento às 18h.

Logo depois, começa a contagem dos votos. Conforme o cronograma, a diplomação será em 23 de agosto, 10h, no TRE/RR. A posse e a escolha da Mesa Diretora estão marcadas para 5 de setembro, e as sessões parlamentares acontecem nos dias 12, 20 e 28 de setembro, 3 outubro e 11 de dezembro, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas.

“Terminada a votação às 18h, já se inicia a apuração porque em cada sessão eleitoral tem uma urna, então, ao final, com a zerésima, a gente já entende que logo terá o resultado proclamado”, explicou o superintendente de Programas Especiais, Pablo Sérgio.

 

O presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio (Republicanos), avalia que tem sido um grande sucesso a retomada do Parlamento Jovem Roraimense, após dois anos parados, em virtude da pandemia de covid-19.

“Os jovens da rede pública de ensino se envolveram neste processo e isso é muito importante para que saibam como funciona o processo eleitoral. Todo o trabalho foi liderado pelos jovens que trabalham no Parlamento, numa linguagem própria deles, com uso das ferramentas tecnológicas. Está sendo um sucesso toda essa discussão, com temas voltados para a saúde, educação, segurança pública, meio ambiente e políticas para a juventude”, disse.

Quatro mil alunos estão participando das eleições das escolas estaduais Wanda David Aguiar, Hildebrando Ferro Bittencourt, Dr. Rittler de Lucena, Camilo Dias, Ana Libória e Major Alcides.

Diferentemente do processo eleitoral da escolha dos nossos representantes para o pleito proporcional, em que os partidos são obrigados a cumprir a cota eleitoral de gênero, reservando 30% dos cargos para mulheres, conforme artigo 10 e incisos 3º e 4º da Lei nº 9.504/1997, no Parlamento Jovem Roraimense haverá paridade na concorrência.

“Conseguimos atingir a paridade. Tem candidatos homens e mulheres em todas as escolas, sendo 50% homens e 50% mulheres. Os mais votados de cada escola serão eleitos”, detalhou Pablo, ao lembrar que as urnas serão entregues nas escolas pela equipe do TRE às 7h.

O presidente ressalta que essa paridade busca fomentar a discussão entre os jovens e a sociedade sobre a importância da mulher na política roraimense. “Hoje temos na Casa cinco mulheres na bancada, mas ainda não é suficiente, então estamos instigando a participação da mulher, e nada melhor do que lá no início da vida adulta, trazendo esses jovens para discutir política Quem sabe, em um breve tempo, teremos essa mesma realidade no Parlamento, que dentre os 24 deputados, 12 sejam mulheres, ou algo próximo neste sentido. Essa é a intenção do Poder Legislativo”, reforçou Sampaio.

O Parlamento Jovem tem vários pontos positivos, além de incentivar a cidadania entre os mais jovens. Todos os envolvidos no processo eleitoral foram treinados e passaram a ter conhecimento de como funciona na prática uma eleição proporcional.

“Eles conheceram toda a dinâmica da urna, desmistificando a questão da insegurança da urna, que algumas pessoas plantaram por aí. Todos os alunos compreenderam que é extremamente segura, não há como alguém violar para poder mudar o resultado das eleições. Além do envolvimento dos nossos jovens servidores, também tivemos a participação de toda a comunidade escolar”, ressaltou Pablo Sérgio.

Textos: Marilena Freitas

Fotos: Arquivo/SupCom

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas