Pular para o conteúdo

SESSÃO ESPECIAL ITINERANTE
Parlamentares da ALE-RR destacam relevância do vaqueiro para desenvolvimento da pecuária em Roraima

Nesta sexta-feira (25), a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizou uma sessão especial itinerante em homenagem aos vaqueiros, profissionais fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do Estado. O evento ocorreu no Parque de Exposições Dandãezinho, zona Rural de Boa Vista, e contou com a presença de parlamentares, autoridades públicas e representantes das entidades ligadas à categoria.

Durante a sessão, os deputados reforçaram a relevância desses profissionais no cenário pecuário de Roraima. O presidente da Casa Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), ressaltou a ligação entre o trabalho dos vaqueiros e a tradição cultural do Estado, afirmando que “eles preservam a nossa cultura e contribuem diretamente para o crescimento econômico local”.

Um dos idealizadores tanto da sessão itinerante quanto da Festa do Vaqueiro, o deputado Éder Lourinho (PSD), destacou que “a pecuária existe pela atuação destes profissionais, que trabalham sob sol e chuva para levar sustento para suas famílias e trazer desenvolvimento para a região”.

 

 

O parlamentar Armando Neto (PL) enfatizou que “a característica econômica de Roraima é a pecuária e a profissão de vaqueiro vem de muito tempo, desde quando ainda éramos território. Sendo assim, é questão de justiça a valorização dessa profissão pelo Parlamento roraimense”.

 

“Os vaqueiros possuem uma profissão tão nobre e são tão importantes dentro da nossa pecuária que nós fizemos essa sessão itinerante para poder homenageá-los”, disse o deputado Isamar Júnior (PSC). Já a parlamentar Angela Águida Portella (PP) avaliou que “os vaqueiros são apaixonados pelo que fazem, pois é uma profissão que é passada normalmente de pai para filho, e é tão bom render essa homenagem a essas pessoas”.

A deputada Aurelina Medeiros (PP) analisou como a categoria contribui para outras áreas importantes do Estado. “A produção agropecuária gera bastante renda e contribui no pagamento da saúde, educação e segurança do nosso Estado. Então, toda homenagem e valorização da categoria é muito bem-vinda, é mais que justo, né?”

 

“A profissão de vaqueiro é uma das mais antigas que nós temos em nosso país. Assim, a gente só tem a valorizar essas pessoas que sempre trabalharam duro para abastecer nossos mercados e a mesa do povo roraimense”, refletiu o deputado Idazio da Perfil (MDB).

 

A parlamentar Catarina Guerra (União) também participou da sessão e declarou que a profissão tem uma ligação cultural com Roraima. “É o reconhecimento da nossa Casa Legislativa a esses profissionais que dedicam as suas vidas ao campo, ao desenvolvimento e ao cuidado do animal, além de reforçar os laços culturais da nossa gente”.

 

“O que seria do fazendeiro sem o vaqueiro? Por isso, todo dia é dia desses profissionais, pois são essas pessoas que acordam de manhã cedo, vão para o curral, vão para a lida. Assim, parabenizo todos os vaqueiros de Roraima”, disse o deputado Marcelo Cabral (Cidadania).

 

O parlamentar Dr. Claudio Cirurgião (União) revelou como essa profissão o influenciou. “Tenho origem também na atividade pecuária, pois meu avô já foi vaqueiro. Por isso, tenho grande orgulho em poder homenagear esses grandes homens e mulheres que atuam nessa atividade”, afirmou.

 

Já o deputado Gabriel Picanço (Republicanos) congratulou a realização do evento. “Roraima está de parabéns por esse encontro, porque incentiva pessoas novas a entrarem nesse mesmo caminho. Parabenizo também o deputado Eder Lourinho, por essa iniciativa de alavancar essa categoria”, destacou.

 

A Sessão Especial Itinerante da ALE-RR faz parte da programação da 1ª Festa do Vaqueiro Raiz de Roraima. O evento celebra o Dia Estadual do Vaqueiro, instituído pela Lei nº 1.480/2021, de autoria do deputado Éder Lourinho (PSD). A festividade, que ocorre até este sábado (26), iniciou-se na tarde desta sexta-feira (25) com uma cavalgada da região do Bom Intento até o Parque de Exposições Dandãezinho.

A programação festiva segue neste sábado com eventos tradicionais que homenageiam a cultura vaqueira. Destacam-se o “Laço de Mourão”, a corrida de cavalos, a “Prova dos Três Tambores” e shows de bandas locais (ver programação).

A iniciativa da sessão especial foi proposta pelos deputados Armando Neto (PL), Dr. Claudio Cirurgião (União), Éder Lourinho (PSD), Gabriel Picanço (Republicanos), Idazio da Perfil (MDB), Isamar Júnior (PSC), Marcelo Cabral (Cidadania), Odilon (Podemos) e Soldado Sampaio (Republicanos). O evento atendeu às solicitações das entidades Associação dos Laçadores de Roraima e Associação dos Vaqueiros de Roraima, por meio dos ofícios nº 08/2023 e nº 013/2023, respectivamente.

Programação do Sábado

Veja a programação completa da Festa do Vaqueiro Raiz de Roraima para este sábado:

9h30 – Laço de Mourão

15h – Corrida de Cavalos

17h – Prova dos três tambores

18h às 4h – Shows com bandas locais

21h – Pega do garrote; Pega do Leitão; e Mesa da Amargura

Texto: Anderson Caldas

Foto: Nonato Sousa, Marley Lima e Jader Souza

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas