Pular para o conteúdo

PATRIMÔNIO CULTURAL
‘Parte da nossa história’, diz presidente da ALE-RR sobre vaqueiros e laçadores homenageados em sessão especial

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) homenageou na noite desta sexta-feira (25) homens e mulheres que exercem a profissão de vaqueiro e laçador. A Sessão Especial Itinerante, proposta por nove parlamentares e transmitida ao vivo pela TV Assembleia, 57.3, e redes sociais do parlamento, foi realizada no Parque de Exposições Dandãezinho, localizado na BR-174, s/n, Distrito de Monte Cristo, zona Rural de Boa Vista

A homenagem do Poder Legislativo antecede a 1ª Festa do Vaqueiro Raiz de Roraima, realizada também no Parque de Exposição, em alusão ao Dia Estadual do Vaqueiro, comemorado anualmente em 22 de agosto, conforme Lei nº 1.480/2021. O encerramento será neste sábado (26).

 

Os profissionais também foram agraciados com a Comenda Orgulho de Roraima, uma das honrarias concedidas pelo Poder Legislativo, instituída pela Resolução Legislativa nº 10/2009, que reconhece pessoas físicas ou jurídicas com atuações notáveis no Estado ou no antigo Território Federal de Roraima. São pessoas vistas como exemplo de referência para a população.

Dos 43 homenageados, 19 foram indicados pelo deputado Éder Lourinho (PSD), 6 pela Angela Águida Portela (PP), 3 por Armando Neto (PL), 3 por Marcos Jorge (Republicanos), 2, Catarina Guerra (União), 2, Jorge Everton (União), dois, Marcelo Cabral (Cidadania), 2, Idázio da Perfil (MDB), 2, Jorge Everton (União), um do Dr. Claudio Cirurgião (União) e um do deputado Coronel Chagas (PRTB).

A sessão itinerante atende às solicitações das entidades Associação dos Laçadores de Roraima e Associação dos Vaqueiros de Roraima, que enviaram os ofícios nº 08/2023 e nº 013/2023, respectivamente, e foi proposta pelos deputados Armando Neto, Eder Lourinho, Gabriel Picanço (Republicanos), Idázio da Perfil, Isamar Júnior (PSC), Odilon (Podemos) e Soldado Sampaio (Republicanos).

O presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio, destacou que a homenagem é justa porque esses homens e mulheres fazem parte da história do Estado. “O vaqueiro faz parte da nossa história, da nossa colonização do Brasil, de Roraima, faz parte também das nossas tradições culturais, da nossa música, seja forró ou sertaneja. Fico feliz em poder homenagear essa categoria tão importante”, disse.

Durante a solenidade, Sampaio sugeriu a realização de uma oficina de capacitação para a transferência de conhecimento, durante a Expoferr Show 2023. A oficina, conforme explicou, seria realizada pela Escolegis (Escola do Legislativo) em parcerias com outras instituições. “É importante que todos nós tenhamos essa consciência de trazer os nossos vaqueiros ou levar conhecimento a eles para aperfeiçoar o trato do gado no pátio”, explicou.

O deputado Éder Lourinho indicou 19 pessoas para homenagear com a Comenda Orgulho de Roraima. “Em 22 de agosto, comemoramos o Dia Estadual do Vaqueiro, um projeto de minha autoria, e essa é a primeira festa do vaqueiro, quando homenageamos os vaqueiros mais antigos que já contribuíram com o crescimento do Estado, com o agronegócio, e a Comenda Orgulho de Roraima é uma honraria mais que merecida para essas pessoas”, afirmou.

Lourinho disse que a data ainda passa despercebida pela sociedade em geral por falta de conhecimento da importância desses profissionais para a população. “Essa é uma profissão milenar. Antigamente, não existia transporte para transportar gados, quem transportava era o vaqueiro montado no cavalo. Por isso, eles merecem o nosso respeito. Eu tenho toda admiração pelos vaqueiros, e acredito que a sociedade ainda não valoriza, muitas vezes, por não conhecer a importância deste profissional que está presente no nosso dia a dia. Quando o bezerro nasce, quem cuida é o vaqueiro, que dá o primeiro medicamento, cura do umbigo, acompanha o desmamado e todo o manejo até ser abatido e vir para as nossas mesas”, detalhou.

O governador Antonio Denarium (PP) disse que estava feliz em participar da sessão especial. “A Expoferr Show será de 14 a 18 de novembro de 2023 e serão muitas oportunidades, além de marcar a manutenção do lazer, da cultura e da tradição de Roraima. Será um sucesso!”, disse, ao parabenizar todos os vaqueiros e boiadeiros.

Aos 71 anos, Josué Vicente de Souza, popularmente conhecido como Tizil Goiano, afirmou que a homenagem é um grande reconhecimento por parte do Estado. Natural de Pirenópolis (GO), ele chegou a Roraima em 1975. Conta com orgulho a experiência que trouxe na bagagem e os aprendizados que adquiriu.

“A vida toda eu fui vaqueiro e tocador de berrante. Sou o segundo berranteiro de Roraima. O primeiro foi o Zé Capeta. Fui à Rádio Roraima tocar o berrante; na época, os coordenadores eram a Zara Shirley e o Jaber Xaud. Estou feliz em receber essa homenagem, é uma alegria muito grande saber que o meu povo roraimense e meus amigos, que me conheceram em 1976, não me esqueceram. Hoje estou sem a visão, mas o coração e a mente estão limpos, e vim tocar o berrante para vocês, um presente que ganhei em 1974 do cantor Sérgio Reis”, contou.

Confira na lista abaixo o nome dos homenageados e qual deputado indicou para receber a Comenda Orgulho de Roraima:

 

Deputada Angela Águida Portella

Francisco Freitas Cardoso “Seu Pricó”

Francisco Nascimento Souza “Seu Kim”

Francisco Patrocínio Alves “Seu Francivaldo”

José Ivan da Silva

Renato Carvalho de Souza

Sávio Ferreira Freitas

Deputado Armando Neto

Francisco da Silva Leal (Piauí)

José de Assis Costa (Zé De Lira)

Maria Eduarda Corrêa Martins

Deputada Catarina Guerra

Antonio Malva Neto

Emanuelly Costa Malva (Manu Costa)

 

Deputado Coronel Chagas

Josué Vicente de Souza

 

Deputado Dr. Claudio Cirurgião

Francisco José de Barros Viana

 

Deputado Eder Lourinho

Adilson Pinto do Nascimento

Adilson Rodrigues de Carvalho

Ailan Oliveira

Almir Timbó Bezerra

Eduardo de Souza Laranjeira

Francisco de Assis Lima

Francisco Wedson Carneiro de Oliveira

Ítalo Luiz de Souza Albuquerque

João Paulo Pereira dos Santos

José Ancelmo Barbosa de Farias

José Aroldo

Lauro Henrique de Almeida Alves

Manuel da Silva Faria

Marcelo Henrique Ferreira

Rogério Poliselli

Ronildo Alves Silva

Wallyson Souza Silva

Walter Coelho

Wanderlan Gomes Souza

 

Deputado Idázio da Perfil

Josenildo Silvestre da Silva

Weverton Fernandes

 

Deputado Jorge Everton

Guilherme Magalhães Silva Moreno

Gerson da Costa Moreno Junior

 

Deputado Marcelo Cabral

Claúdio Coutinho

João Da Silva Rodrigues (Jango)

 

Deputado Marcos Jorge

Alaides Pereira Barbosa Junior

Gustavo Henrique Rodrigues Pereira

João Gabriel Souza Barbosa

Deputado Soldado Sampaio

Nelson Lima de Sousa

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Marley Lima / Nonato Sousa/ Jader Souza

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas