ACESSÍVEL E TRANSPARENTE
Avanços da comunicação legislativa serão debatidos em seminário promovido pela ALE-RR nesta segunda-feira (28)

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio da Superintendência de Comunicação (SupCom), promove nesta segunda-feira (28), a partir das 10h, o seminário “A Comunicação Legislativa no Brasil e em Roraima”. O evento, que ocorre no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, é alusivo ao 8º aniversário de instalação da TV Assembleia, em 7 de agosto.

Nesses quase dez anos, a emissora tem sido fonte de informação transparente, com o uso de linguagem simples e acessível, tudo para aproximar o Parlamento do cidadão roraimense e do país. E, para proporcionar à população uma gama maior ainda de informação serão assinados acordos de cooperação técnica entre a Assembleia Legislativa e instituições como Tribunal de Justiça (TJRR), Ministério Públicos de Conta (MPCRR) e Defensoria Pública Estadual (DPERR). A parceria vai possibilitar que utilizem os espaços da TV e Rádio Assembleia.

“É com grande satisfação que a Assembleia Legislativa firma esses acordos de cooperação, mostrando que tem o compromisso social e institucional não só com o Legislativo, mas com a comunidade e com os demais Poderes constituídos. É uma formalização de antigas parcerias”, destacou o presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos).

Conforme a diretora da Rádio (FM 98.3) e TV Assembleia (canal 57.3), Camila Dall’Agnol, os acordos foram sugeridos pela Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral). “Eles indicaram que fizéssemos essas parcerias, oficializando esses acordos com essas instituições para que elas tenham condições de produzir seus próprios institucionais, além de programetes que serão inseridos na nossa grade de programação”, ressaltou.

Evolução

A comunicação Legislativa, não só de Roraima, mas do Brasil, serão destaques entre os temas debatidos no seminário desta segunda-feira. De acordo com Dall’Agnol, a ideia é acompanhar a evolução que, nacionalmente, já ocorre, e, de que forma a TV Assembleia tem acompanhado esse processo. “A gente sabe que os meios de comunicação legislativos têm um viés cidadão, além da razão de existir deles que é o Poder Legislativo e os debates dentro do Parlamento, mas eles também têm essa carga cidadã e de fornecedores de informação para a população, os veículos de comunicação e a imprensa”, avaliou.

Além da palestra da superintendente de Comunicação, Sonia Lucia Nunes, sobre o panorama desses oito anos de emissora institucional, vivências, objetivos e o que a Comunicação do Parlamento espera para o futuro, a programação contará com a presença de Paola Lima, diretora-geral da Agência Senado. Lima irá abordar o funcionamento da unidade em Brasília, a produção de materiais, suas rotinas e contribuições para aprimoramento da emissora roraimense.

Para celebrar o momento, foram convidados o Departamento do Curso de Comunicação Social da UFRR; Núcleo de Rádio e TV Universitário; assessorias de Comunicação das Câmaras Legislativas municipais; sindicatos dos Jornalistas e Radialistas; assessorias de Comunicação do governo do Estado, da UERR, Embrapa-RR e das instituições que assinarão os termos. Os participantes receberão certificado posteriormente.

Confira a programação:

•          Formação de mesa das autoridades;

•          Leitura do histórico da TV Assembleia e exibição do trailer do documentário produzido em comemoração aos 8 anos da emissora;

•          Fala do presidente da Assembleia;

•          Fala dos parceiros;

•          Assinatura do acordo de cooperação técnica;

•          Palestra: “A comunicação do Legislativo em Roraima”, com a superintendente de Comunicação Sonia Lucia Nunes;

•          Palestra com Paola Lima, diretora-geral da Agência Senado.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Marley Lima / Nonato Sousa