MENTE SÃ
No Dia do Psicólogo, Assembleia Legislativa reafirma compromisso com saúde mental dos servidores

Neste domingo (27), em comemoração ao Dia do Psicólogo, voltamos nossa atenção para os profissionais que auxiliam a desvendar e organizar os labirintos da mente humana, e, nessa ocasião especial, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) destaca-se como uma defensora do bem-estar mental de seus servidores, oferecendo desde maio de 2021 um serviço de atendimento psicológico gratuito.

O presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio (Republicanos), aproveitou o momento de celebração para destacar que a instituição se orgulha de dar prioridade à saúde mental dos seus servidores, reconhecendo que a construção de um ambiente de trabalho saudável vai além do desempenho profissional.

“Parabéns aos psicólogos da Casa, que contribuem significativamente para manter nossos servidores saudáveis, pois sabemos que um corpo saudável abrange uma mente saudável. E nossa prioridade é criar um ambiente em que os servidores se sintam valorizados e apoiados em todos os aspectos”, afirmou o presidente, que implementou o apoio psicológico em seu primeiro mandato à frente da Mesa Diretora.

Após dois anos do serviço, Orlando Vagno, superintendente-geral da ALE-RR, avaliou que a medida foi acertada, refletindo na melhoria da qualidade de vida dos servidores e na otimização das atividades realizadas pela instituição.

“Acredito que antes não era tão valorizada a percepção da necessidade desse serviço para os servidores. Atualmente, a importância é reconhecida por muitos funcionários, que enfrentam questões tanto externas quanto internas. Portanto, esse serviço prestado pela Casa tem contribuído muito para o bom andamento dos trabalhos do Legislativo”, constatou Vagno.

Presencial e online

Vinculado ao Núcleo de Saúde do Poder Legislativo, o serviço de atendimento psicológico abrange tanto o atendimento presencial quanto online. A psicoterapia breve é adotada, na qual o terapeuta e o paciente estabelecem um foco a ser trabalhado em um número de sessões variando entre 12 e 16. Isso visa atender às diferentes preferências e necessidades do público-alvo, que engloba os servidores efetivos, parlamentares, comissionados e terceirizados.

A psicóloga Arieche Lima, que realiza atendimentos presenciais, explicou que o formato propicia um espaço seguro onde as questões emocionais podem ser abordadas, especialmente para aqueles que podem estar relutantes em buscar ajuda.

“O atendimento presencial pode ser muito importante para pessoas que talvez estejam mais resistentes a iniciar o atendimento, porque acaba sendo mais simples. E também para aquelas pessoas que não têm um espaço adequado para fazer o atendimento online”, disse Arieche.

Já os atendimentos on-line, inicialmente concebidos para atender às exigências e restrições impostas pela pandemia de covid-19, também têm como objetivo alcançar um público mais amplo.

“A flexibilidade de escolher entre chamadas telefônicas, chat ou videochamadas amplia o acesso dos servidores”, observou a psicóloga Camila Sales, ao apontar que a modalidade supera as limitações relacionadas à locomoção e à acessibilidade. Além disso, oferece praticidade e o conforto, permitindo que o atendimento ocorra em um ambiente familiar, “como a própria casa”, complementou.

Demandas e prevenção

As demandas mais frequentes entre os servidores englobam queixas relacionadas à ansiedade, humor e dificuldades em lidar com diversas circunstâncias da vida, abrangendo áreas como relacionamentos, perdas e problemas de saúde, entre outras.

Segundo Sales, o momento ideal para buscar ajuda é quando se percebem prejuízos na qualidade de vida e bem-estar emocional. “Se esses prejuízos persistirem por meses e você se sentir impotente para lidar com eles, é importante buscar apoio”, disse.

Ademais, a psicoterapia oferece uma oportunidade valiosa para investir no autodesenvolvimento e alcançar objetivos. “É essencial que a pessoa esteja aberta a implementar mudanças positivas em sua vida”, informou a psicóloga.

Arieche Lima, por sua vez, ressalta a importância de considerar o suporte como medida preventiva. Ela observa que ainda prevalece a noção equivocada de que o atendimento psicológico é uma solução de último recurso, ativada somente quando alguém já está enfrentando dificuldades, como um quadro de adoecimento, um transtorno psiquiátrico.

Embora reconheça que haverá situações que demandarão intervenção em casos de adoecimento, ela reitera que o enfoque primordial deve ser a prevenção. “Não é necessário esperar adoecer ou viver uma situação difícil para se permitir o autoconhecimento, porque as dificuldades podem ser compartilhadas antes de se tornarem agudas, de atingirem um estado de adoecimento, principalmente para as pessoas que procuram o serviço”, aconselhou.

Para os servidores que desejam conhecer o serviço, obter informações sobre os horários disponíveis e os procedimentos de agendamento, basta entrar em contato pelo número (95) 98402-4653. Os atendimentos presenciais estão disponíveis na Avenida Ville Roy, número 5717 A, 1º andar, acima da agência do Bradesco, das 8h às 17h. Quanto aos atendimentos online, a psicóloga entrará em contato conforme o horário agendado, fornecendo o link da sessão e outras orientações relevantes.

Regulamentação

A Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962, reconheceu e regulamentou a profissão de psicólogo no Brasil. Os conselhos federal e regionais foram estabelecidos posteriormente, em 1971.

De acordo com o Serviço de Consulta Psicológica (SCP), o Brasil atualmente conta com mais de 440 mil profissionais, tornando-se o país com o maior número de psicólogos no mundo. O SCP atua em clínicas e instituições públicas, abrangendo todos os campos de cuidados da saúde mental.

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Eduardo Andrade/ Jader Souza