Pular para o conteúdo

OITO ANOS DE HISTÓRIA
Acordos assinados com ALE-RR vão permitir que instituições divulguem informações nos canais de comunicação da Casa

Acordos de cooperação técnica assinados nesta segunda-feira (28) vão permitir que o Tribunal de Justiça (TJRR), a Defensoria Pública Estadual (DPE) e o Ministério Público (MPRR) divulguem informações institucionais na TV Assembleia (canal 57.3) e na Rádio Assembleia (FM 98,3).

Os termos de cooperação foram firmados durante o seminário “A Comunicação Legislativa no Brasil e em Roraima”, evento que celebra os oito anos de instalação da TV Assembleia no Estado. O encontro ocorreu no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas e reuniu representantes do Legislativo e de instituições públicas estaduais.

“Esses acordos reforçam a importância da TV e da Rádio Assembleia para o Estado, pois aproximam as atividades públicas da sociedade roraimense. E esse impacto será ampliado ainda mais, tendo em vista que o sinal será expandido para oito municípios do interior de Roraima. Essa iniciativa garantirá a disponibilidade do sinal nessas localidades, facilitando a transmissão integral da programação da TV Assembleia”, disse o presidente da ALE-RR, deputado Sampaio (Republicanos).

Para o presidente do TJRR, desembargador Jésus Nascimento, o veículo do Legislativo possibilita dar mais transparência às ações públicas. “O Tribunal de Justiça sente-se grato por fazer parte dessa união dos Poderes para fornecer informação de qualidade à população. Parabenizo a TV Assembleia pelos oito anos de atividade, que, ao longo desse tempo, contribui para trazer mais transparência aos atos públicos das instituições”.

O procurador-geral do MPRR, Fábio Stica, destacou como os documentários da ALE-RR contribuem para o resgate histórico de Roraima. “Em um tempo relativamente curto, a TV Assembleia já rendeu excelentes frutos. Ressalto as produções que valorizam a memória do nosso Estado, pois nos subsidiam de uma fonte confiável de informação sobre a nossa população”, afirmou o procurador.

Já para Oleno Matos, defensor público-geral de Roraima, a parceria auxilia ainda mais na divulgação das ações da DPE. “Temos a certeza de que essa colaboração contribuirá para um aprimoramento contínuo na prestação de serviços à população. Por meio dos canais da Assembleia Legislativa, como a TV e a rádio, estamos seguros de que a sociedade terá um conhecimento mais abrangente das atividades da Defensoria Pública em prol dos cidadãos”, declarou.

A diretora de Rádio e TV da ALE-RR, Camila Dall’Agnol, ressaltou que a oficialização da parceria traz mais benefícios à sociedade roraimense. “Nós temos uma audiência considerável, sendo que essas instituições nos procuraram com o interesse de veicular informações e produções, justamente porque querem chegar mais perto do cidadão. Então, agora nós estamos oficializando isso, possibilitando de fato essa colaboração entre essas instituições e o Poder Legislativo”, explicou.

Palestras sobre Comunicação Legislativa

 

Além da assinatura da cooperação, duas palestras foram proferidas por especialistas na área de comunicação legislativa, sendo que a primeira apresentação foi conduzida pela superintendente de Comunicação da ALE-RR, Sonia Lucia Nunes. Com o tema “A Comunicação do Legislativo em Roraima”, ela abordou os avanços e desafios enfrentados ao longo dos anos na divulgação das atividades parlamentares no Estado.

“Os canais de comunicação da ALE-RR dão oportunidade para que os parlamentares mostrem os trabalhos à população, que pode cobrar e fiscalizar. Sendo assim, a TV e Rádio Assembleia contribuem para o exercício do papel político da sociedade, o que demonstra que a nossa função é fazer a ponte entre os 24 parlamentares, os projetos institucionais da Casa e o cidadão roraimense”, destacou a superintendente.

A servidora da Agência Senado Paola Lima compartilhou sua expertise sobre a forma de divulgação das notícias do Poder Legislativo por meio de plataformas multimídia. A palestra lançou luz sobre as estratégias eficazes para alcançar um público amplo e diversificado, utilizando as ferramentas modernas de comunicação disponíveis.

“A gente brinca que a Agência Senado faz o empacotamento da notícia, pois, no aplicativo, você consegue ter acesso à rádio, TV, fotos e texto, tudo num lugar só. Essa distribuição multimídia facilita que a população escolha o que ela quer assistir, ouvir, ou que acompanhar do Poder Legislativo, sempre levando em consideração que tudo o que está sendo decidido em Brasília, de alguma forma, vai mudar a vida da população”, garantiu.

Texto: Anderson Caldas

Foto: Marley Lima e Jader Souza

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas