Pular para o conteúdo

AÇÃO CÍVICO-SOCIAL
Procon Assembleia e Chame realizam atividades informativas em parceria com a PM-RR

O Procon Assembleia e o Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), programas permanentes da Casa Legislativa, participaram da segunda edição da ação cívico-social da Polícia Militar de Roraima (PM-RR) neste sábado (2). O evento ocorreu das 8h às 17h, no Colégio Militarizado Profª. Conceição Costa e Silva, no Senador Hélio Campos.

As equipes fizeram entregas de material informativo e também sanaram dúvidas da população. Conforme Mileide Sobral, diretora do Procon Assembleia, as questões mais frequentes foram sobre o caso da 123 Milhas, parcelamento de dívidas e financiamento do aplicativo do Serasa.

 

 

“Trazer o programa até esses bairros mais afastados do Centro, permite uma acessibilidade da população ao nosso órgão, levar nossos conhecimentos sobre os direitos do consumidor, além de promover uma educação para o consumo, orientar, e deixá-la ciente sobre os canais de comunicação do Procon, e realizar pré-atendimentos”, informou Sobral.

 

 

A dona de casa, Maria Pessoa relatou que, constantemente, tem problemas nos supermercados com divergência de preços de produtos na prateleira, e no caixa. Para ela, isso prejudica a relação cliente-consumidor.

“Recentemente, fui comprar uma barra de chocolate. Na prateleira estava um preço e quando fui passar no caixa estava outro mais caro. Até aí eu sei meus direitos. Falei que iria pagar o valor que estava na etiqueta. Tiveram que chamar o gerente e eu disse que iria acionar o Procon. Foi quando deixaram passar o valor que estava na prateleira. No meu caso, não vou mais ao estabelecimento, e isso prejudica o local porque acabo procurando outros supermercados, mesmo gostando daquele”, frisou.

 

A diretora da PEM, Glauci Gembro destacou que, além das orientações, foram feitos pré-atendimentos de mulheres que irão presencialmente na unidade, para receber o apoio multidisciplinar.

 

 

“São muito louváveis essas ações porque elas trazem vários serviços para a população no próprio bairro, para não precisarem se deslocar até a unidade. Então, é um momento importante para a Procuradoria, para mostrar os serviços que a Assembleia Legislativa também faz em relação à mulher vítima de violência doméstica”, salientou Gembro.

 

 

A dona de casa Mariene Costa foi em busca de diversos serviços na ação. Porém, durante um e outro parou para parabenizar as atividades oferecidas pelo Chame e Casa da Mulher Brasileira. Ela conta que já foi vítima de violência verbal por parte do marido já falecido, e fisicamente por um ex-cunhado, pedindo, inclusive, medida protetiva contra ele.

 

“Tenho amigas que passam pela mesma situação e não têm coragem de procurar ajuda e informação. Por isso, é muito importante procurar apoio. Achei maravilhoso o trabalho do Chame e da Casa da Mulher Brasileira. Me ajudou muito conversar com os psicólogos. Nesses lugares você se sente uma pessoa melhor e capaz. Então, só depende de você ser feliz, correr atrás de seus objetivos sem estar dependendo de ninguém. Procurem e denunciem. Não aceitem”, aconselhou Mariene.

 

 

Onde encontrar

O Procon Assembleia fica localizado na avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis, no prédio da Superintendência de Programas Especiais. Os atendimentos presenciais são de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Há também o número (95) 98401-9465 (WhatsApp) ou o site al.rr.leg.br/procon.

Já o Chame fica no prédio da PEM, localizado na avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida, e também funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou pelo ZapChame no número (95) 98402-0502, inclusive aos finais de semana.

A ação

 
Esta é a segunda edição da ação cívico-social da Polícia Militar de Roraima (PM-RR), coordenada pelo 2⁰ Batalhão da Corporação e faz parte do programa “Governo Presente”. Foram disponibilizados diversos serviços médicos, odontológicos, nutricionistas, psicológicos, vacinação e atividades lúdicas para as crianças como tirolesa, torneio de futebol, passeio a cavalo e nas motociclistas do Giro.

Segundo o coordenador, major PM Lima, essas atividades aproximam a população da Polícia e fortalecem as parcerias com demais instituições.

 

“Nossa estimativa foi de receber em torno de 3,5 mil pessoas do bairro e dos próximos ao Senador Hélio Campos. Esse programa visa aproximar a população da PM, por meio de ações e políticas públicas que atendam as necessidades das pessoas mais carentes. E as parcerias com o Procon, o Chame e outras instituições também atraem outros públicos e nos auxiliam”, informou Lima.

 

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Jader Souza

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas