Pular para o conteúdo

INFORMAÇÕES RELEVANTES
Chame faz palestra sobre violência doméstica e familiar para servidores da Justiça Federal em Roraima

O Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), programa da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), promoveu uma palestra sobre violência doméstica e familiar aos servidores da Justiça Federal em Roraima, nesta quarta-feira (6).

A conversa foi mediada pelo juiz Felipe Bouzada Flores Viana. A equipe, composta de advogados, psicóloga e assistente social, abordou modalidades de violência, o que elas causam nas vítimas, onde e como procurar ajuda e o funcionamento do Núcleo Reflexivo Reconstruir.

 

De acordo com a diretora do Chame, Hannah Monteiro, o convite feito pela Justiça Federal ocorreu devido ao trabalho que a PEM desenvolve ao levar informações relevantes para diversas instituições e poderá até servir como complemento às atividades dos colaboradores da Justiça que, eventualmente, lidem com esse tipo de situação.

“Vimos que o nosso trabalho está evoluindo, que as pessoas querem informação e repassar o conhecimento que aprenderam. Recebemos o convite para conversar com esses servidores, explicando todos os tipos de violência e o trabalho que a gente faz. São pessoas capacitadas, que já entendem do assunto e esperamos que elas repassem a outros servidores, familiares e amigos”, explicou.

Para Diana Barbosa, supervisora do Juizado Especial, levar o tema para o ambiente de trabalho é necessário, tendo em vista que qualquer um pode conhecer uma vítima sem saber de sua condição.

“A gente pensa que sabe de tudo, mas sempre precisamos aprender um pouco mais para participar dessa rede de apoio e tentar ajudar da melhor forma possível”, frisou.

A Justiça Federal em Roraima criou, recentemente, uma comissão de prevenção e enfrentamento do assédio moral, sexual e discriminação. De acordo com o técnico judiciário Antônio Santana Júnior, foi verificado que as mulheres são as maiores vítimas dessas ações no local de trabalho.

“Esses atos são formas de violência também. Resolvemos selar essa parceria e convidar o Chame para apresentar para a gente dados sobre as ações que são feitas no Estado, além de trazer informações esclarecedoras, como forma de prevenção”, destacou o servidor.

Em Boa Vista, a Procuradoria Especial da Mulher funciona na Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida, e em Rorainópolis, na BR-174, próximo à rodoviária. Os atendimentos presenciais ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (sem intervalo para o almoço).

Há também a ferramenta ZapChame no número (95) 98402-0502, que funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Alfredo Maia

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas