Pular para o conteúdo

PARLAMENTO JOVEM RORAIMENSE
Deputados estaduais destacam a importância dos jovens na política

Os estudantes eleitos para o Parlamento Jovem Roraimense (PJR) foram empossados na manhã desta terça-feira (12) como deputados em 2023. A solenidade de posse foi realizada no Plenário Noêmia Bastos Amazonas e reuniu autoridades dos três poderes. Nesta edição, os deputados jovens vão participar de cinco sessões ordinárias na Casa Legislativa, com previsão de encerramento no dia 10 de outubro.

Cada parlamentar jovem teve como padrinho e madrinha um dos deputados estaduais. Durante a solenidade, os parlamentares destacaram que a inserção desses jovens na política, por meio de um processo democrático, será transformadora.

 

O presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), disse que a Casa Legislativa estava recebendo todos os recém-empossados. Sampaio, que é padrinho das jovens Ayesha Emily Paul e Fernanda Victoria Neres Lima, afirmou ter certeza de que nos próximos dias ocorrerão importantes trocas de experiências.

 

“Com certeza vocês têm muito o que aprender conosco, pela experiência e vivência que temos na vida, mas nós temos muito o que aprender com vocês jovens, em especial por conseguirem trazer para o Parlamento a mensagem da juventude roraimense. Sintam-se à vontade e façam qualquer pergunta, sugestão e cobrança, sem sombra de dúvida, esta Casa ganhará muito com a presença de vocês”, afirmou, ao relembrar o entusiasmo dos estudantes com a democracia, o voto e a urna eletrônica no dia das eleições.

 

O deputado Marcelo Cabral (Cidadania), vice-presidente da Mesa Diretora, apadrinhou a jovem Eunice Beatriz Albuquerque Magalhães, e ressaltou que a Casa Legislativa “está valorizando a juventude, trazendo a sociedade para mais perto do Parlamento”.

 

 

A deputada Angela Águida Portella (PP), madrinha do jovem Carlos André Nascimento Plaskievicz, disse que os estudantes estão tendo a oportunidade de serem protagonistas das suas histórias, entendendo que podem contribuir com a mudança da sociedade.

“O meu apadrinhado Carlos André, é um líder. É importante que eles entendam que quando o Poder Legislativo é forte, o povo é forte. Esse sentimento eles vão compartilhar com outros alunos, mostrando que quando a sociedade participa, muito se ganha”, disse a parlamentar.

 

A deputada disse que acredita muito na participação social para a transformação da sociedade. “Todos nós podemos ser agentes de transformação e o Parlamento Jovem vem com essa pegada. Vamos ter o maior prazer em abraçar esses alunos, em compartilhar nosso conhecimento, incentivando que sejam cada vez mais integrantes e participantes da política”, enfatizou Portella.

 

O deputado Marcinho Belota (PRTB) é padrinho de Laisa Nycolle Almeida da Silva, e parabenizou o Poder Legislativo pela inclusão dos jovens na política. “A minha apadrinhada, Nicole, tem 15 anos e é moradora do Bairro Operário, local onde tive votos. É importante termos esses jovens na política. Em breve estarão votando, escolhendo o que vão querer para o futuro”, disse.

 

Já o deputado Renato Silva (Podemos) acredita que o projeto incentiva o jovem a conhecer o lado positivo da política. “No Brasil, nos últimos anos, tem se criminalizado a política. E quando a sociedade se afasta da política, pior fica a situação do povo que mais precisa de uma política de qualidade. Abracei esse projeto e o meu apadrinhado, o Eduardo, escolheu debater sobre os temas de esporte e cultura, e juntos vamos criar um projeto”, destacou.

 

O deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União) ressaltou que a educação política por meio do Parlamento Jovem permitirá aos jovens deputados entenderem o dia a dia no Legislativo. “Eles vão apreender qual é a função de um legislador, saber que o papel do deputado não se restringe a um gabinete, a um paletó em uma sessão legislativa ordinária, que a função é muito maior, é representar o povo, e para isso precisa estar junto à sociedade. Meu apadrinhado, Jean Cauê, foi eleito com um projeto relacionado à saúde. Sinto-me feliz de apadrinhar um jovem deputado que tem projetos relacionados à saúde, que é a minha grande bandeira de atuação na política”, afirmou.

 

Para o deputado Idázio da Perfil (MDB) os estudantes são multiplicadores da importância da política para a sociedade. “Eles vão levar o conhecimento que aprenderam para seus amigos na escola, explicar que a política é uma coisa benéfica, que nada se constrói sem política, tudo é através da política”, observou.

 

 

O deputado Neto Loureiro (PMB), padrinho da jovem Karen do Nascimento Monteiro, disse estar feliz por participar dessa edição do PJR. “Os deputados jovens vão ter um pouco da perspectiva do nosso dia a dia, acompanhando as sessões, vendo também o nosso trabalho no gabinete e junto à população, conhecendo as demandas. Será também importante para nós, deputados, pois teremos um aprendizado junto deles. No final todos sairão ganhando”, reforçou.

 

A deputada Tayla Peres (Republicanos) considerou a solenidade de posse um dia festivo. “Eu sou madrinha de uma mulher, Dameliss Valeria Bello Oliva, porque sei que a representatividade da mulher na política ainda é muito pequena, mas hoje tomou posse dez mulheres jovens. É um momento de aprender, de trocarmos experiências. Esses jovens vão poder aprender realmente sobre a política e, com certeza, ficarão com esse sonho no coração, e quem sabe um dia, nos substituindo aqui nesta Casa”, ressaltou.

 

A deputada Catarina Guerra (União) amadrinhou Clarissa Paes Turiano Matos, e afirmou não ter dúvida que todos vão contribuir com o Parlamento. “Essa troca de experiência, sem dúvida, será muito positiva tanto no âmbito escolar quanto no bairro onde moram. Eles serão nossos futuros defensores porque vão entender a importância do Poder Legislativo na vida das pessoas, com a possibilidade de transformar vidas”, afirmou.

 

O deputado Éder Lourinho (PSD) apadrinhou o jovem Joel Carneiro Santos e destacou o envolvimento de todos os alunos no processo eleitoral. “Foi uma eleição com campanha e muita disputa, e todos estão de parabéns porque somente através da política podemos mudar a vida das pessoas. Esse rapaz que apadrinhei, com certeza, vai ter um futuro brilhante”, enfatizou.

 

O deputado Coronel Chagas (PRTB) apadrinhou o jovem Aurélio José Gutierrez Rico e parabenizou a presidência da Assembleia por retomar a eleição do Parlamento Jovem, que ficou suspenso durante o período da pandemia. “É importante despertar nos nossos jovens e estudantes esses princípios da democracia, da participação das pessoas no processo eleitoral. Com certeza vamos despertar na sociedade essa necessidade de participar das decisões políticas do nosso município, do nosso Estado, do nosso país”, afirmou.

 

E já tem jovem parlamentar com agenda marcada. É o jovem Janderson Pereira de Souza, apadrinhado pelo deputado Chico Mozart (PP), que ressaltou o projeto do estudante na área da educação. 

“O Janderson foi o mais votado da escola Hildebrando Falcão, com a proposta de reativar os grêmios estudantis. Muito importante esse projeto que ajudará na gestão da escola. Esses jovens começaram a participar cedo da vida política, e vão saber como funciona todo o processo parlamentar, a criação de leis, votações e até a sanção. Acredito que vai ser um aprendizado muito bom para esses jovens”, disse.

 

O deputado Rárisson Barbosa (PMB) apadrinhou Danilo Adoniram Ferreira Gomes que apresentou um projeto voltado para os reeducandos do sistema prisional. “É importante trazer esses jovens para dentro do Parlamento para eles entenderem que não basta só ganhar eleição, tem que se sustentar no mandato e essa sustentação passa por atender às pessoas, apresentação bons projetos, passa pelos resultados positivos aos olhos da população. Estou muito feliz e vou acompanhar o Danilo, juntos vamos trazer projetos que melhore o nosso Estado”, ressaltou.

 

O deputado Armando Neto (PL) apadrinhou a jovem Maria Kauanne Conceição da Silva, que trabalhou em um projeto voltado para a agricultura familiar, bandeira de luta do parlamentar. “Uma apadrinhada que me entusiasmou muito pelo seu projeto, pela forma que trata a coisa pública”, disse, ao destacar que essa juventude trará grande contribuição para o Parlamento.

 

O sentimento de gratidão foi o adjetivo destaque desta sessão solene para o deputado Gabriel Picanço (Republicanos) que apadrinhou Pedro Enrique Lima da Silva. “É gratificante essa sessão, com a oportunidade de passar algumas horas juntos aos nossos jovens parlamentares. Para Roraima é importante essa iniciativa porque o Parlamento, um dos maiores poderes, onde as pessoas têm que se conscientizar desde cedo, que para estar aqui a pessoa tem quer ter uma conduta totalmente ilibada”, lembrou.

 

Para o deputado Isamar Junior (PSC), que apadrinhou a jovem Juliana de Araújo Gomes, a iniciativa da Assembleia Legislativa de envolver os jovens no mundo da política é uma excelente forma de responsabilidade social. “Esses jovens vão nos substituir no futuro, então é importante já estar conosco, participando do processo democrático”, avaliou.

 

E o deputado Odilon (Podemos), que apadrinhou o jovem Marcus Vinicius Vasconcelos da Silva, ressaltou que pretende estreitar a relação com seu apadrinhado, ensinando todo o processo legislativo neste período. “Ele escolheu uma área que a gente também tem como bandeira, que é a geração de emprego. Vamos mostrar a ele o dia a dia do legislativo, para que se enturme com a política e nas campanhas futuras, já que vai saber como funciona o trabalho parlamentar. Vou ensinar até como funcionam as verbas de gabinete e colocá-lo por dentro das demandas da população. É um garoto ativo e será um bom deputado”, falou.

 

Os jovens parlamentares eleitos Héricson Alessandro Magalhães de Souza, Lucas de Souza Tavares e Nycolas Marinho Nascimento tiveram como padrinhos os deputados Marcos Jorge (Republicanos), Lucas Souza (PL) e Dr. Meton (MDB), respectivamente. As madrinhas de Jhully Ane Crispim dos Santos Ribeiro e Vittor Gabriel Araújo da Silva são as deputadas Aurelina Medeiros (PP) e Joilma Teodora (Podemos).

,  

 

Texto: Marilena Freitas

Fotos:  Alfredo Maia, Bah Matos, Jader Souza, Marley Lima, Márcio Magalhães e Nonato Souza

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas